Sustentabilidade

Ecosan destaca inovações sustentáveis no ABIMAQ Inova

Redação TN Petróleo/Assessoria Ecosan
29/10/2024 12:31
Ecosan destaca inovações sustentáveis no ABIMAQ Inova Imagem: Divulgação Ecosan Visualizações: 2480

A Ecosan, empresa líder em engenharia das águas desde 1983 e dedicada a transformar os desafios ambientais em soluções inovadoras, participou do ABIMAQ Inova 2024, evento que reuniu líderes da indústria para discutir as tecnologias que estão moldando um futuro sustentável. Durante o painel "Tecnologias Sustentáveis e Economia Circular", André Ricardo Telles, CEO da Ecosan, apresentou as iniciativas da empresa para promover a economia circular e a gestão eficiente dos recursos hídricos.

No painel, moderado pela jornalista Rosana Jatobá, Telles falou sobre os desafios e oportunidades na área de tratamento de água e efluentes, enfatizando o papel das tecnologias na preservação dos recursos naturais. “A Ecosan tem 40 anos de história e sempre liderou a nacionalização de tecnologias, oferecendo soluções que permitem o uso consciente da água, tanto no setor industrial quanto no saneamento básico”, afirmou.
 

A Ecosan mantém uma relação próxima com empresas de grande porte, como a Petrobras e a Raízen, além da própria ABIMAQ, o que permite a empresa integrar tecnologias inovadoras e fornecer soluções robustas para diferentes industrias.

A companhia trabalha com uma ampla gama de soluções inovadoras, como projetos de dessalinização e recuperação de efluentes, que têm impacto positivo tanto no Brasil quanto em projetos internacionais. Um exemplo é a implementação de uma estação de tratamento na África, que beneficia aproximadamente 90 mil pessoas ao tratar o efluente doméstico para reutilização. A água tratada é então destinada a um parque industrial que atende 110 empresas, demonstrando o compromisso da Ecosan em entregar soluções que promovam o reaproveitamento e a sustentabilidade.

“A colaboração é fundamental para o sucesso. Trabalhamos com parceiros como WEG, Schneider e Embrapii para entregar soluções completas ao mercado”, ressaltou Telles, pontuando que, apesar dos avanços, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de infraestrutura hídrica e soluções sustentáveis. “O Brasil possui uma engenharia de excelente qualidade. Dentro desses ambientes de colaboração e sustentabilidade, que são fantásticos, as empresas precisam se unir em um esforço colaborativo para entregar soluções funcionais e sustentáveis para o mercado.”

O CEO completou ainda sobre o papel da governança ambiental na preservação do valor de mercado das empresas. “Nossa abordagem ESG 4.0 utiliza tecnologia e inteligência artificial para garantir que os investimentos das empresas realmente gerem os resultados esperados, tanto para a organização quanto para a sociedade”, explicou.

Finalizando sua participação, André Telles destacou a paixão da Ecosan pelo meio ambiente e o impacto positivo de seus projetos, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele comentou que transformar rios poluídos e devolver a qualidade de vida às comunidades locais é um dos grandes motivadores da empresa, que busca sempre fazer a diferença através de suas soluções tecnológicas e garantir que os recursos hídricos sejam usados de forma consciente e sustentável, preservando-os para o abastecimento público e o saneamento básico. “É inspirador ver o impacto positivo de nossas soluções. Transformar rios poluídos e devolvê-los às comunidades em boas condições é o que nos move”, finalizou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.