Porto de Santos

DRT debaterá segurança com terminais

<P>A Subdelegacia Regional do Trabalho (DRT) vai convocar terminais portuários e entidades sindicais para debater mudanças nos procedimentos de segurança das operações de carga e descarga no cais santista. O objetivo do encontro será melhorar as condições de trabalho no complexo e encontrar ...

A Tribuna - SP
04/06/2007 00:00
Visualizações: 419 (0) (0) (0) (0)

A Subdelegacia Regional do Trabalho (DRT) vai convocar terminais portuários e entidades sindicais para debater mudanças nos procedimentos de segurança das operações de carga e descarga no cais santista. O objetivo do encontro será melhorar as condições de trabalho no complexo e encontrar mecanismos para interromper o crescimento do índice de vítimas fatais. Somente neste ano, cinco portuários foram mortos durante suas funções.
 
O anúncio da reunião foi feito pelo coordenador da fiscalização do trabalho portuário da DRT, João Rocha, após a morte do estivador Rubens da Silva Ruas, de 56 anos, na madrugada da última sexta-feira. O debate está previsto para ocorrer no próximo dia 11.
 
Ruas morreu a bordo do navio Aplanta, atracado no Terminal Marítimo de Guarujá (Termag), na Margem Esquerda. As autoridades suspeitam que a vítima tenha sofrido um mal súbito, causado pela inalação do gás liberado pelo enxofre, movimentado no porão onde o portuário estava.
 
O Sindicato dos Estivadores criticou as condições de trabalho, em especial a falta de manutenção da cabine da pá-carregadeira onde Rubens Ruas estava, que não teria impedido a entrada do gás. Também foi destacada a demora no atendimento da vítima, cerca de 45 minutos. O terminal negou que tais problemas tenham ocorrido.
 
De acordo com coordenador da fiscalização do trabalho portuário da DRT, será feita ‘‘uma mesa redonda para debater o motivo dos acidentes. Chegamos a cinco mortes no porto desde janeiro. Se contarmos o acidente de 27 de dezembro do ano passado são seis vítimas fatais. Precisamos sentar e discutir abertamente como mudar essa história’’.
 
Rocha disse que já há algumas mudanças em debates, mas que só serão divulgadas após o debate com os sindicatos e os operadores.
 
No encontro, serão chamadas apenas as operadoras ADM, Caramuru, Termares, Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) e Terminal Marítimo de Guarujá (Termag), em razão das cinco mortes terem sido registradas em suas áreas. A Copersucar também será convocada — o acidente de 27 de dezembro último ocorreu em suas instalações.
 
A respeito das investigações sobre o caso do estivador Rubens da Silva Ruas, Rocha afirmou que as conclusões devem ser conhecidas entre 30 e 60 dias, prazo normalmente adotado para as investigações.

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei da Silva, defende que o secretário especial de Portos, Pedro Brito, inclua na ‘‘lista portuária’’ do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) investimentos para a segurança do trabalhador avulso no Porto de Santos. Segundo ele, o Governo Federal também deve incentivar programas de qualificação e treinamento dos operários portuários. ‘‘Quando o secretário visitar Santos vamos pedir isso a ele. A segurança do ser humano não pode ficar em segundo plano’’, afirmou.

O sindicalista também assegurou que a morte do estivador Rubens  Ruas poderia ter sido evitada. Ele disse que inspecionou pessoalmente as máquinas do Terminal Marítimo de Guarujá (Termag), há cerca de um mês, e constatou os problemas. ‘‘As máquinas não atendem a NR 29. Eu mandei um documento, mas elas continuaram operando’’, concluiu.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22