Redação/Agência ANP
A ANP lançou hoje (27/7) o Painel Dinâmico de Descomissionamento de Instalações de Exploração e Produção, uma nova forma interativa de visualização de dados que utiliza uma ferramenta de business intelligence (BI).
O descomissionamento de instalações é o conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva da operação das instalações, ao abandono permanente e arrasamento de poços, à remoção de instalações, à destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos e à recuperação ambiental da área. Essa desativação pode ter motivações diversas, como a devolução do bloco/campo à ANP ou o fim da vida útil daquela instalação.
O painel reúne as informações de compromissos assumidos pelos operadores, via Programa Anual de Trabalho e Orçamento (PAT), além do status das entregas e das análises dos Programas de Descomissionamento de Instalações (PDIs). É possível aplicar filtros por ambiente (mar ou terra), bacia, campo e status.
A ferramenta permite ainda consultar o valor dos investimentos em atividades relacionadas a descomissionamento previstos para os próximos cinco anos, separados por ano, bacia e tipo de atividade (como arrasamento e abandono de poços, recuperação de áreas e retirada de equipamentos).
Acessar o Painel Dinâmico de Descomissionamento de Instalações de Exploração e Produção na página http://www.anp.gov.br/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/seguranca-operacional-e-meio-ambiente/painel-dinamico-de-descomissionamento-de-instalacoes-de-exploracao-e-producao
Veja também os demais painéis dinâmicos publicados pela ANP: http://www.anp.gov.br/paineis-dinamicos-da-anp
Fale Conosco
21