Tecnologia

Complexo Renovável Neoenergia tem monitoramento remoto e em tempo real de vento e radiação solar

Plataforma Sofia garante confiabilidade dos dados e permite agilidade para tomada de decisões

Redação TN Petróleo/Assessoria
31/03/2023 15:24
Complexo Renovável Neoenergia tem monitoramento remoto e em tempo real de vento e radiação solar Imagem: Divulgação Visualizações: 1505

A visão de cultura da inovação está presente no recém-lançado Complexo Renovável Neoenergia, na Paraíba. O uso de uma nova tecnologia, o Software de Incidências Automáticas (Sofia), acompanha torres meteorológicas do Parque Eólico Neoenergia Chafariz e do Parque Solar Neoenergia Luzia.

Além das torres eólicas e placas solares do Complexo Renovável, as unidades do Complexo Neoenergia Oitis, de geração de energia eólica localizado entre o Piauí e a Bahia, também estão sendo monitoradas com o auxílio da tecnologia.

A plataforma foi criada pela área de Renováveis da Neoenergia, em parceria com a Loomi, empresa especializada em soluções digitais. A ferramenta passou a ser utilizada em 2021, após cinco meses de desenvolvimento. A ideia do projeto surgiu em 2019, durante o 2º Hackathon Neoenergia, ​realizado pela Superintendência de Inovação e Sustentabilidade da companhia junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Sofia se conecta com os dados dos sensores das torres meteorológicas para identificar problemas na medição da velocidade e da direção dos ventos, radiação global e difusa, temperatura, umidade e pressão. Pelo software, é possível ainda ver o mapa com a geolocalização das torres, saber a data de instalação, realizar comparações de funcionamento de equipamentos e acompanhar o status das medições.

"Alguns fatores foram motivadores para a criação da ferramenta, como o aumento da confiabilidade na análise de dados nas incidências, a redução de custos e do tempo da equipe interna. Com a precisão das informações, os profissionais ganharam agilidade para tomar as decisões necessárias", declara Laura Porto (foto), diretora-​executiva de Renováveis da Neoenergia.

A Neoenergia aumentou sua capacidade instalada de geração de 4.547 MW em 2021 para 5.100 MW em 2022, sendo esse incremento exclusivamente de fontes renováveis de energia, no reforço ao seu compromisso de combater as mudanças climáticas e reduzir a intensidade de suas emissões.

O Complexo Renovável Neoenergia foi inaugurado em março deste ano. Os parques Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II​ e a respectiva linha de transmissão. O investimento total foi de R$ 3 bilhões. A energia gerada é de 0,6GW, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20