Porto de Santos

Codesp conclui projeto aquaviário

<P>A Codesp acaba de concluir o projeto geométrico da infra-estrutura aquaviária do Porto de Santos. Com o desenho do novo traçado do estuário, a estatal poderá concluir a última parte do EIA-Rima de seu plano de infra-estrutura aquaviária mais ambicioso e urgente: o aprofundamento e ampliaç...

A Tribuna - SP
02/07/2007 00:00
Visualizações: 358 (0) (0) (0) (0)

A Codesp acaba de concluir o projeto geométrico da infra-estrutura aquaviária do Porto de Santos. Com o desenho do novo traçado do estuário, a estatal poderá concluir a última parte do EIA-Rima de seu plano de infra-estrutura aquaviária mais ambicioso e urgente: o aprofundamento e ampliação do canal de navegação do porto.

Ao dotar o complexo de uma profundidade de 15 metros, o empreendimento possibilitará a chegada de embarcações maiores que as atuais, aumentando, em última análise, a capacidade de movimentação de cargas do cais santista.

O projeto da infra-estrutura aquaviária do porto, incluindo os estudos de caracterização geológica-geotécnica do estuário, foram entregues à Autoridade Portuária na última segunda-feira. Eles foram realizados pelo Instituto de Pesquisas Hidroviárias (INPH), por meio da Fundação Ricardo Franco.

Além de possibilitar a vinda de embarcações com maior capacidade, o aumento da profundidade do canal de acesso ao porto resultará na redução de fretes entre o complexo santista e portos europeus, estima a Codesp.

Com essas obras, o porto passará, em alguns trechos, de um sistema monotráfego (apenas em uma direção) para o de duas vertentes. ‘‘Esses projetos, em uma avaliação conservadora, permitem ao porto triplicar o número de berços de atracação para operação de cargas conteinerizadas, gerando uma demanda futura de acesso aquaviário. O aprofundamento dota o porto das condições adequadas para atender essa demanda’’, afirma o diretor de Infra-estrutura e Seriços da estatal, Arnaldo Barreto.

Com base nos dados recém-chegados, a Codesp irá elaborar a última fase do EIA-Rima do projeto de aprofundamento.

‘‘Se conseguirmos entregar o EIA-Rima, num cenário otimista, em setembro, num cenário conservador, em outubro, significa que o Ibama deve demorar, eu estimo, de três a seis meses para dar a licença ambiental. Então devemos obtê-la durante o primeiro semestre do ano que vem. Ato contínuo, já podemos licitar a obra’’, explicou o diretor comercial e de Desenvolvimento da Codesp — área à qual o setor de Meio Ambiente está subordinada —, Fabrizio Pierdomenico. A expectativa da estatal é iniciar os trabalhos em 2008.

O Instituto realizou a caracterização geológica-geotécnica do canal de acesso e bacias de evolução do porto, bem como a elaboração de novo traçado geométrico do canal de navegação. Os trabalhos do Instituto tiveram início em setembro de 2006.

Já a empresa Hidrotopo Consultoria e Projetos Ltda. fez a caracterização geológica-geotécnica das pedras de Teffé, Itapema e Barroso.

O projeto de aprofundamento prevê, na primeira etapa, a passagem de 14 para 15 metros, no canal de navegação externo, e, nos trechos de navegação do canal interno, de 12 e 13 metros, respectivamente da Alemoa à Torre Grande e daí até a entrada do porto, para 14 metros.

Outras duas etapas também estão previstas, apesar de condicionadas a estudos. É o aumento da profundidade para 16 metros, em 5 anos, e para 17 metros, em 10 anos.
 
Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22