Meio Ambiente

Climate Bonds Initiative e BNDES assinam acordo para promover a atração de investimentos sustentáveis no Brasil

Organização britânica é referência global no desenvolvimento da agenda de finanças sustentáveis, apoiando iniciativas relacionadas a emissões de green bonds

Redação TN Petróleo/Assessoria BNDES
03/05/2022 11:41
Climate Bonds Initiative e BNDES assinam acordo para promover a atração de investimentos sustentáveis no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 957

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Climate Bonds Initiative (CBI) assinaram acordo de cooperação com o objetivo de promover mecanismos de captação de recursos e a atração de investimentos internacionais que apoiem projetos sustentáveis no Brasil. A parceria vai possibilitar o compartilhamento das melhores práticas do mercado de finanças sustentáveis, com base nos critérios setoriais do Climate Bonds Standard - que detalha processos de gestão e elaboração de relatórios com requisitos claros para utilização de recursos.

A cooperação com a CBI prevê o aprimoramento da estratégia financeira do BNDES para os temas socioambientais e de governança corporativa (ASG, sigla para Ambiental, Social e Governança), assim como dos indicadores de impacto para os projetos verdes e sociais. Ele contempla a verificação de conformidade, alinhamento e certificação, de acordo com o Climate Bonds Standard, da estrutura estabelecida pela instituição recentemente para emissão dos títulos. Além disso, espera-se reforçar os critérios usados para classificação dos ativos conforme as metas de objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e NDC (sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, que envolve compromissos voluntários para redução em emissões de gases do efeito estufa). Essas ações têm como foco a carteira do BNDES e devem influenciar positivamente no desenvolvimento de um sistema de classificação para ativos verdes e sustentáveis no país. 

"As finanças sustentáveis se voltam ao financiamento dos investimentos para atingirmos os objetivos do desenvolvimento sustentável e das metas do acordo de Paris. O BNDES tem como visão ser uma instituição que inova em produtos financeiros para canalizar os recursos necessários para que o Brasil consiga atingir essas metas e com isso o desenvolvimento sustentável. A parceria com a CBI e fundamental por agregar conhecimento, taxonomia, certificação e indicadores de impacto”, explicou o diretor de crédito produtivo e socioambiental, Bruno Aranha.

"O BNDES, em mais uma ação pioneira no mercado de dívida sustentável, está aprimorando a classificação dos seus ativos. O Banco de Desenvolvimento sai à frente e sinaliza ao mercado a tendência para as finanças sustentáveis e abre o caminho para o crescimento do mercado local e para a adoção das melhores práticas internacionais, que asseguram investidores contra greenwashing atraem ainda mais investimentos para o país. Esse é um marco para a transição econômica do Brasil", afirmou a Head da América Latina, Climate Bonds Initiative, Leisa Souza. 

No ano passado, o BNDES já firmou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolvimento e certificação de uma estrutura para emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis no Brasil e no exterior. 

Outros objetivos da parceria envolvem a produção de um Manual de Finanças Sustentáveis para as operações do Banco, a capacitação do corpo funcional e o fortalecimento de estratégias de comunicação. 

A iniciativa reflete o empenho do BNDES em se firmar como o banco do desenvolvimento sustentável brasileiro. Nesse sentido, o esforço em contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono são prioridades da instituição. 

BNDES e os títulos sustentáveis – O BNDES mantém o pioneirismo no mercado de títulos sustentáveis. Com base no Green Bond Framework lançado em 2017, o BNDES foi o primeiro banco brasileiro a realizar uma emissão de Green Bond, no mercado de capitais internacional, e a primeira instituição financeira a emitir letras financeiras verdes em 2020, no mercado local. Após as emissões inovadoras do BNDES, outras entidades do mercado emitiram títulos similares. Em 2021 o BNDES lançou seu Sustainability Bond Framework, ampliando as possibilidades de captação de títulos verdes, sociais e sustentáveis.

Sobre a CBI – A Climate Bonds Initiative é uma organização internacional voltada à captação de capitais para execução de projetos com sustentabilidade econômica, social e ambiental. A CBI possui atuação global no desenvolvimento da agenda de finanças sustentáveis, liderando a definição de critérios de elegibilidade para projetos e ativos como verde, e apoiando inciativas relacionadas a emissões de green bonds.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20