PD&I

CGEE e Ministério da Ciência e Tecnologia lançam documento para dar suporte à implementação de políticas de inovação

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/08/2021 10:02
CGEE e Ministério da Ciência e Tecnologia lançam documento para dar suporte à implementação de políticas de inovação Imagem: Divulgação Visualizações: 1491

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lança o documento Apêndice Teórico da Estratégia Nacional de Inovação, que detalha o processo da elaboração do instrumento, responsável por estabelecer as iniciativas estratégicas para o tema ao longo dos próximos quatro anos.

InstitucionalO lançamento do documento acontece em consonância com a publicação da Estratégia Nacional de Inovação no Diário Oficial da União, como continuidade ao processo que começou com a elaboração da Política Nacional de Inovação, formalizada no Decreto nº 10.534, de 28 de outubro de 2020, que institui a PNI.

"O Apêndice Teórico da Estratégia Nacional de Inovação tem por objetivos apoiar a decisão do gestor público, por um lado, e, por outro, permitir à sociedade em geral entender o processo de construção da Estratégia Nacional de Inovação e de seus Planos de Ação Temáticos - especialmente o diagnóstico, baseado em evidências, dos problemas conjunturais e estruturais a serem superados", enfatiza Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário de Inovação e Empreendedorismo do MCTI.

Sobre a Estratégia Nacional de Inovação

A estratégia foi produzida pela Câmara de Inovação, colegiado presidido pela Casa Civil e composto de 10 ministérios, tendo o MCTI como secretaria-executiva, em conjunto com o CGEE e com colaboração de representantes de diversos setores da sociedade civil, inclusive por meio de consulta pública realizada em outubro de 2020.

O documento, composto por objetivos, metas e iniciativas, organiza as prioridades governamentais e forma a base para a elaboração dos planos de ação. Os Planos de Ação Temáticos são voltados para os cinco eixos da política: fomento, base tecnológica, educação, mercado para produtos e serviços inovadores, e cultura da inovação. Compostos por informações sobre as ações prioritárias, os planos permitem à sociedade conhecer melhor as políticas governamentais, assim como facilitam a cobrança por resultados.

Revista TN Petróleo

As iniciativas constantes da Estratégia buscam atender a diversas demandas do ecossistema, tais como: melhoria da formação de capital humano, especialmente em disciplinas relacionadas a ciência, tecnologia e engenharias, estímulo ao investimento privado em inovação, apoio a startups e iniciativas de inovação aberta, programas de apoio a tecnologias estruturantes em áreas como agricultura, energias renováveis, aeroespacial, entre outras.

"O Brasil tem uma tradição de políticas públicas voltadas ao apoio à inovação. Porém, até 2020 elas ocorriam de forma isolada dentro dos diferentes ministérios temáticos. O lançamento da Política e da Estratégia busca trazer um novo paradigma para a gestão governamental, buscando aumentar a coesão, a sinergia e a efetividade das políticas voltadas à inovação", conclui Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário de Inovação e Empreendedorismo do MCTI.

Para conferir todas as informações sobre a Estratégia Nacional de Inovação, basta acessar o site da Política Nacional de Inovação. Para acessar o Apêndice Teórico da Estratégia Nacional de Inovação, clique aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.