Transição Energética

CERAWeek foi uma incrível confluência de energia global e líderes de pensamento em Houston

Milhares de líderes de tecnologia, finanças, indústria e governo viajaram para Houston, a capital mundial da energia, para o CERA WAEEK de 2023, onde grande parte da discussão se concentrou nas próximas etapas da transição energética em andamento.


31/03/2023 17:45
CERAWeek foi uma incrível confluência de energia global e líderes de pensamento em Houston Imagem: Foto de Pok Rie Visualizações: 551

O tema deste ano se concentrou mais na captura de carbono e no papel do hidrogênio na obtenção de zero líquido e segurança energética - áreas que a Universidade de Houston e a cidade de Houston - fizeram avanços notáveis em seus esforços para fornecer soluções inovadoras e ajudar a transição do setor de energia para uma futuro líquido-zero.

A Ágora da CERAWeek abordou os mais recentes desafios em energia e sustentabilidade e trocou soluções e ideias inovadoras.

A UH Energy teve uma forte presença na CERAWeek 2023. Ram Seetharam, diretor do centro de energia e líder de hidrogênio, compartilhou atualizações sobre o Projeto SHOWPLACE, um esforço/programa inovador focado em estabelecer sinergia entre energia offshore e geração e armazenamento de hidrogênio.

“Ficou evidente nas sessões do Agora que o espaço de inovação é muito ativo, com várias empresas surgindo para enfrentar os desafios da descarbonização”, disse Seetharam.

O diretor executivo fundador do UH Energy Transition Institute, Joe Powell, que abordou os futuros tomadores de decisão durante a semana, observou que, embora a ânsia da indústria de mudar para o futuro seja mais do que palpável, os obstáculos permanecem.

“CERAWeek foi uma incrível confluência de energia global e líderes de pensamento em Houston, a capital da energia, ampliada pela vitrine Agora de tecnologias emergentes”, disse ele. “A motivação para atingir o zero líquido até 2050 é alta, mas há preocupações sobre a capacidade de financiamento, licenciamento e envolvimento das partes interessadas, o que pode limitar o ritmo da implantação”.

Sem enfrentar esses desafios, disse Powell, o caminho à frente permanecerá acidentado.

Dada a necessidade de uma mudança acelerada, mas ordenada, de combustíveis fósseis para renováveis, vários dos parceiros estratégicos e representantes da UH Energy se concentraram em navegar pelas ambiciosas metas mundiais de redução de emissões, estando atentos às atuais necessidades de energia.

“Houston foi construída com petróleo e gás, e continuaremos a precisar de petróleo e gás”, disse o prefeito de Houston e ex-aluno do UH, Sylvester Turner, durante uma mesa redonda.

“Se pudermos fazer com que todos ganhem, podemos nos livrar da mentalidade de vencedores e perdedores [que causou resistência]”, disse Turner. “Você pode dizer transição, pode dizer que estamos evoluindo… mas esta é uma jornada. Não acontece da noite para o dia. Vamos precisar de nossas empresas de energia e vamos precisar de combustíveis fósseis por um tempo. Ninguém está dizendo para interromper agora, mas também reconhecemos que precisamos uns dos outros e precisamos fazer a transição”.

Fonte: Redação TN e Universidade de Houston

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20