O Conselho de Administração da Celesc, empresa de energia do estado de Santa Catarina, aprovou na manhã de hoje (18) um novo estatuto social para a empresa.
A partir de agora, a companhia terá um plano diretor de cinco anos com orçamentos estabelecidos, limites de endividamento e uma presidência e conselho fiscal únicos para as três empresas do grupo, de geração, distribuição e transmissão.
Pelo novo estatuto ainda ficou definido uma atualização do nível 2 de Governança Corporativa da empresa. A Celesc também passa a ser empresa para uso exclusivo de investimentos no setor de energia e saem do estatuto a possibilidade de investimentos em telecomunicações ou obras estruturantes no estado.
O novo estatuto era uma reivindicação dos acionistas minoritários da Celesc, que têm tido uma atuação forte para tentar recuperar a companhia, que tem como principal acionista o governo do estado.
O interesse dos minoritários é tentar dar liquidez às ações da empresa e melhorar os resultados financeiros. Além disso, a Celesc precisa se ajustar para tentar pleitear a renovação de sua concessão em 2015.