Portos

Brito mudará regras de funcionamento do Cenep

<P>O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, vai aproveitar sua vinda a Santos, na próxima segunda-feira, para anunciar mudanças na Portaria nº 26 da SEP, que determina as normas de funcionamento dos centros de treinamento portuários do País.</P><P>A revisão é nece...

A Tribuna - SP
26/10/2008 22:00
Visualizações: 797

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, vai aproveitar sua vinda a Santos, na próxima segunda-feira, para anunciar mudanças na Portaria nº 26 da SEP, que determina as normas de funcionamento dos centros de treinamento portuários do País.

A revisão é necessária para impedir que profissionais não cadastrados no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo), mas eventualmente habilitados por essas unidades de qualificação profissional, possam pleitear o direito de atuar como trabalhadores avulsos nos portos brasileiros.

Oficialmente, Brito virá à região para inaugurar as instalações do Centro de Excelência Portuária (Cenep) de Santos, a primeira unidade voltada ao treinamento da mão-de-obra do setor no Brasil.

O ministro deve chegar à Cidade por volta das 14 horas, para a entrega da sede do Cenep, onde serão dadas as aulas da entidade. Ele também irá ministrar a aula magna do curso de Aperfeiçoamento e Experiência Profissional.

O Centro de Excelência funcionará em quatro salas do antigo restaurante portuário, no mesmo prédio que abriga o posto de escala do Ogmo, na Avenida Mario Covas (antiga Avenida dos Portuários), na esquina com a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), na Ponta da Praia.

Durante a solenidade de inauguração, o ministro deverá anunciar alterações especificamente no artigo 3º da Portaria 26, publicada em março último. A regra preocupa principalmente os trabalhadores portuários avulsos, temerários de que qualquer cidadão possa se qualificar e disputar o trabalho nos portos.

O texto do artigo diz que a formação, o treinamento e a capacitação realizados pelos CTP/Cenep terão força de habilitação profissional do trabalhador portuário em todo o território nacional, qualificando-o como tal, independentemente de outros treinamentos, habilitações e formações profissionais promovidos pelos Órgãos Gestores de Mão-de-Obra.

AGENDA

Durante a inauguração das ins- talações do Cenep, o ministro será homenageado pela Câmara de Santos. Ele receberá uma placa de honra ao mérito por ter indicado o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Cidade, Sérgio Aquino, à presidência do Conselho de Autoridade Portuária.

Brito voltará a Brasília somente no final da tarde.

Parceria

O ministro Pedro Brito e o vice-ministro de Transportes alemão, Matthias Von Randow, assinaram ontem, na Alemanha, um protocolo de intenções bilateral para ampliar e aprofundar a cooperação entre as duas nações nas áreas portuária e logística. O acordo prevê a troca de informações sobre planejamento e dragagem, entre outras questões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.