Empresas

Braskem tem prejuízo de R$ 201 milhões no 4º trimestre

Valor Econômico
14/03/2012 10:44
Visualizações: 567
A Braskem, maior petroquímica da América Latina, registrou prejuízo de R$ 201 milhões no quarto trimestre, influenciada principalmente pela menor geração de caixa no período, revertendo dessa forma o lucro líquido de R$ 356 milhões verificado um ano antes. Contudo, na comparação com o terceiro trimestre, quando a companhia havia registrado perda líquida de R$ 1,046 bilhão, houve melhora na última linha do balanço.
 

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) consolidado da Braskem no trimestre totalizou R$ 718 milhões, com queda de 33% na comparação anual.
 

Frente ao terceiro trimestre, o recuo foi de 24% e reflete o menor volume de vendas e a redução dos spreads (diferença de preço) de resinas termoplásticas e principais petroquímicos básicos no mercado internacional. A margem Ebitda no período ficou em 8,2%, com queda de 2,6 pontos percentuais frente ao verificado entre julho e setembro.
 

Já a receita líquida da petroquímica no quarto trimestre ficou em R$ 8,71 bilhões, praticamente estável em relação ao apurado no trimestre imediatamente anterior em razão da “desvalorização do real de 10% no período.” Frente ao mesmo intervalo de 2010, contudo, houve alta de 25% nessa linha.
 

No acumulado de 2011, a Braskem registrou prejuízo de R$ 517 milhões, ante lucro de R$ 1,889 bilhão no ano anterior. A receita líquida consolidada, por sua vez, somou R$ 33,176 bilhões, com alta de 30%, e o Ebitda ficou em R$ 3,742 bilhões, queda de 8%.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25