A Braskem, produtora de resinas termoplásticas, anuncia a aquisição do negócio de polipropileno da Dow Chemical pelo valor de US$ 323 milhões. Com esta aquisição, a companhia se torna líder em capacidade de produção de PP nos Estados Unidos. O acordo prevê ainda que as duas empresas continuarão a avaliar em conjunto potenciais oportunidades de crescimento que estejam alinhadas com suas estratégias.
Os ativos envolvidos na negociação incluem duas unidades industriais nos Estados Unidos e duas na Alemanha, com capacidade de produção anual de 1,050 milhão de toneladas de PP. As plantas nos Estados Unidos estão localizadas em Freeport e Seadrift, no Texas, e vão aumentar em 50% a capacidade de produção de PP da Braskem no país, passando a 1,425 milhão de toneladas/ano. As duas unidades na Alemanha estão localizadas nos complexos de Wesseling e Schkopau, com capacidade anual de 545 mil toneladas.
“A aquisição dos ativos da Dow consolida nossa liderança em PP nos Estados Unidos, o maior mercado de resinas do mundo, e fortalece nossa atuação na Europa, importante mercado para nossa estratégia em biopolímeros”, diz Carlos Fadigas, presidente da Braskem. “Esta segunda aquisição nos Estados Unidos permitirá a captura de sinergias calculadas em aproximadamente US$ 140 milhões em valor presente líquido, por meio de um portfólio mais diversificado de produtos, redução de custos fixos e otimização do capital de giro, logística e suprimentos”, acrescenta.
A conclusão da operação está prevista para o final do terceiro trimestre, após a obtenção das aprovações regulatórias necessárias.
A Braskem permanece comprometida com sua visão estratégica para 2020 de tornar-se a líder mundial da química sustentável.