Equidade Racial

Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial

Companhia busca corrigir desigualdades e proporcionar um ambiente mais justo e inclusivo de trabalho

Assessoria
20/08/2024 13:47
Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial Imagem: Mariana da Costa Visualizações: 844 (0) (0) (0) (0)

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, acaba de oficializar sua adesão ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial, que visa adotar ações afirmativas e promover mais oportunidades para pessoas negras. O objetivo é desenvolver, por meio de iniciativas concretas, um ambiente cada vez mais diverso. "A assinatura do Pacto foi uma forma de tornar o nosso compromisso público e reafirmar a intencionalidade da companhia na pauta racial. Nossa ambição é representar a sociedade onde estamos inseridos”, afirma Débora Ferraz, gerente global de Diversidade, Equidade e Inclusão e de Ambiente e Bem-Estar na Braskem.
 
O Pacto é uma iniciativa que propõe implementar um protocolo de ESG racial no Brasil. E isso permitirá ao tema ser colocado no centro do debate econômico, chamando a atenção das empresas e da sociedade civil. “Precisamos entender a questão racial como uma combinação entre investimento social privado e ações afirmativas. A associação gera indicadores com base em dados reais, gera análises comparativas e fomenta a troca de experiências entre as companhias que fazem parte do pacto”, afirma Gilberto Costa, diretor executivo e co-fundador do Pacto.
 
A Braskem respeita a individualidade de cada integrante e não hesita em buscar maneiras de ser cada vez mais diversa e inclusiva. Atualmente, há nas unidades brasileiras da companhia 37% de integrantes negros, 41% da liderança técnica negra, 42% dos estagiários contratados também negros, mas ainda há muito a fazer. “Espero que tenhamos cada vez mais pessoas negras trabalhando conosco e que possamos nos encontrar em outros momentos como esse da assinatura do Pacto para celebrar novos e importantes avanços da nossa jornada de inclusão racial”, afirma Roberto Bischoff, CEO da Braskem.
 
Desde 2014, o programa de diversidade da marca tem iniciativas focadas no aumento da representatividade e no desenvolvimento das pessoas negras, além de outros grupos historicamente minorizados. E, pela primeira vez na sua história, a companhia conseguiu romper a barreira dos 37% de integrantes autodeclarados pretos ou pardos - em 2015, o número era de 28%. “O aumento de quase 10% nesse indicador se deve principalmente à intencionalidade que buscamos aplicar em todos os processos de contratação. Temos vagas afirmativas, banco de talentos negros e ações educativas que buscam dar maior clareza do contexto racial para todos os nossos integrantes”, afirma Marcelo Arantes, vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da companhia.
 
No último programa de estágio, a companhia disponibilizou a "Jornada Preta", uma programação online com vídeos, podcasts e fóruns de discussão para capacitar os estudantes e converter em inscrições. Os resultados foram animadores: 42% das vagas foram preenchidas por pessoas negras. “Temos a preocupação de fornecer acesso às pessoas negras e incentivá-las a estarem cada vez mais inseridas no ambiente corporativo. A assinatura foi um momento único para todas as pessoas, já que irá nos impulsionar a abordar a pauta racial e a abrir muitos espaços dentro e fora da companhia”, afirma Letícia Ramos, líder da rede de afinidade de raça da Braskem - um espaço de apoio e networking que auxilia no desdobramento das ações de pautas raciais.
 
Conscientização em toda a companhia
A partir de 2022, a Braskem construiu um treinamento sobre o contexto histórico racial do Brasil e capacitou todos os integrantes. Esse movimento amplificou a consciência e promoveu a sensibilização entre todos. Após isso, houve uma verdadeira campanha interna de autodeclaração racial com a presença de conteúdos que ajudaram na definição da identidade racial. Hoje, todas as pessoas da empresa estão autodeclaradas de acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).
 
E não para por aí. Existem redes de afinidades de diversos temas como Gênero, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência que ajudam na discussão de pontos importantes e geram espaços de diálogo entre os integrantes.

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8.500 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países. Mais informações aqui: https://www.braskem.com.br

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/Braskem
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/Braskem
www.instagram.com/braskem/

Foto: Na foto (da esquerda para direita): Ednalva Moura, gerente de Relações Institucionais do IDIS, Débora Ferraz, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Braskem e Roberto Bischoff, CEO da Braskem

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
Geração
ABGD participa de Conferência Internacional em Foz do Ig...
06/11/24
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana valorizados
04/11/24
Energia Elétrica
CCEE ajuda a reduzir custos na gestão da oferta e do con...
01/11/24
Energia Solar
Energia Solar Fotovoltaica: SDE discute potencial e prot...
01/11/24
Empreendedorismo
Co-fundadora da Aliança Empreendedora é a única mulher d...
01/11/24
Etanol
Projeto de Lei que assegura direitos dos produtores de c...
31/10/24
RenovaBio
Cinco anos de RenovaBio: ANP debate retrospectiva e pers...
31/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21