Energia Solar

Brasil terá oportunidades em investimentos com expansão das renováveis

MME
06/07/2015 10:12
Brasil terá oportunidades em investimentos com expansão das renováveis Imagem: Divulgação Free Images Visualizações: 1258

A expansão da energia elétrica no Brasil, com cada vez mais participação das energias renováveis, trará oportunidades de investimentos. Na avaliação do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, os estados terão importante papel nesse processo. Durante a abertura do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia nesta sexta-feira (3/7) em Recife, o ministro convidou os secretários ao diálogo com o Ministério de Minas e Energia (MME), para junto com o Governo Federal buscar projetos que aumentem e fortaleçam a geração e transmissão, com menores custos para o consumidor.

"Estamos diante de um desafio que não é exclusivo da União, dos estados, ou dos municípios. Só venceremos as dificuldades que estão postas se nós formos capazes de trabalharmos de forma cooperada, construtiva e para juntos vencermos esses desafios que vão desde a questão hidrológica, que tem se caracterizado em um desafio cada vez maior para um modelo que é hidrotérmico", afirmou Braga.

O compromisso assumido pelo Brasil nos Estados Unidos, para a expansão das energias renováveis na matriz energética até 2030, pode se configurar num estímulo aos investimentos, avalia o ministro. "Temos uma meta para que nossa matriz seja baseada em energia solar, biomassa, eólica. E chegarmos lá representará um capital importante para o Brasil. Dependerá de uma estrutura monetária, de financiamentos. Para os estados, isso significa oportunidades de investimentos".

A geração de energia próxima aos centros de carga também foi apontada pelo ministro como uma das questões que precisam ser debatidas entre os agentes do setor, incluindo as secretarias estaduais de energia, reduzindo perdas técnicas para aumentar a segurança do abastecimento energético.

FEN

Como exemplo de propostas que podem ser construídas com diálogo entre o governo e a iniciativa privada, o ministro citou a criação do Fundo de Energia do Nordeste (FEN), encabeçado pela Chesf, que vai permitir alavancar investimentos de pelo menos R$ 13 bilhões para projetos de energia elétrica que beneficiarão todo o país.

"Aqui no Nordeste, a Chesf vai começar a viver um novo momento com o FEN, de uma grande parceria de investimentos em energia e linhas de transmissão, para que possamos ter ainda mais segurança energética e contribuição do Nordeste para reduzir o custo do nosso sistema", disse o ministro.

O ministro também apontou como um ponto que precisará ser discutido a expansão da produção de energia pelo gás natural, fonte que precisa se tornar a principal de origem fóssil na matriz elétrica, antes do petróleo.

Na cerimônia, dada a posse ao novo presidente do Fórum, Marco Antonio Capute, secretário de Desenvolvimento Econômico, da Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro. Assumiu como vice-presidente, Eduardo Azevedo, secretário-executivo de Energia de Pernambuco.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.