Investimentos

Banco Europeu de Investimento (BEI) concede 150 milhões de euros à EDPR Brasil para financiar energia solar e eólica

Redação/Assessoria
09/09/2019 09:07
Visualizações: 1504

O Banco Europeu de Investimento (BEI) irá emprestar 150 milhões de euros à EDPR Brasil, a subsidiária local da EDP Renováveis (EDPR), líder mundial no sector das energias renováveis, para apoiar o desenvolvimento de centrais de geração de energia solar e eólica no Brasil. Este crédito institucional irá contribuir para fomentar o plano de negócios da empresa no Brasil, um país onde está presente desde a última década e onde o seu projeto na calha permitirá à EDPR produzir cerca de 1,8 TWh por ano de energia limpa até 2023.

Graças ao apoio do BEI, o Brasil será capaz de reduzir as suas emissões de CO2, acelerando a transição para uma matriz energética mais limpa, em consonância com os objetivos ambientais definidos na COP 21. Além disso, a construção de centrais eólicas e solares irá afetar positivamente a economia do país, reduzindo os custos de importação de energia e de combustíveis, melhorando a segurança energética e a criação de emprego. Em particular, os investimentos globais apoiados pelo BEI vão contribuir para criar 1900 empregos durante a fase de implementação.

Esta operação, prevista no âmbito do fundo para o meio ambiente e para a ação contra as alterações climáticas (Climate Action and Environmental Facility, CAEF), ilustra mais uma vez os esforços do BEI para financiar ações contra as alterações climáticas fora da União Europeia, contribuindo para as políticas da UE em matéria de energias renováveis e ambiente. Este projeto irá promover a produção de energia limpa e renovável em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que garantem o acesso a energia acessível, fiável, sustentável e moderna, combatendo simultaneamente as alterações climáticas (ODS 13).

No evento da escritura que decorreu em Madrid, a vice-presidente do BEI, Emma Navarro, Responsável pelas operações do BEI na América Latina e pela ação do banco contra as alterações climáticas, afirmou: «As alterações climáticas são uma das maiores ameaças para o futuro do nosso planeta e precisamos de unir esforços para enfrentar esse problema. Hoje, estamos a dar um passo muito importante no nosso compromisso de apoiar o crescimento económico sustentável e inclusivo na América Latina. Graças a este projeto, o BEI está a impulsionar a produção de energia solar e eólica no Brasil e, portanto, a contribuir para a luta contra as alterações climáticas. Apoiar energias limpas e renováveis, ajudando assim a reduzir as emissões de CO2, é uma prioridade fundamental para o BEI no Brasil e em toda a região».

O CEO da EDPR, João Manso Neto, salientou que «esta linha de crédito irá ajudar-nos a prosseguir a nossa atividade no Brasil, um país a meio de uma transição para uma matriz energética mais amiga do ambiente. Além disso, estamos especialmente motivados pelo endosso de uma instituição com o calibre do BEI, uma vez que apoia não só a nossa linha de negócios, como também toda a nossa contribuição para o progresso e desenvolvimento».

Através deste empréstimo-quadro, o Banco irá conceder um empréstimo de 150 milhões de euros à EDPR Brasil, que irá posteriormente distribuir os fundos por uma série de centrais solares fotovoltaicas e eólicas no Brasil. A EDPR pode ainda adquirir dívida sénior a longo prazo de outras instituições financeiras para conseguir todos os recursos necessários para o projeto.

O BEI na América Latina

A UE é o principal parceiro de desenvolvimento na região da América Latina, o seu investidor número um e o segundo maior parceiro comercial. Na sua qualidade de banco europeu, o BEI apoia a relação da UE com a América Latina através do financiamento de projetos que contribuam para os objetivos da política externa da UE: o desenvolvimento de infraestruturas económicas, ambientais e sociais; desenvolvimento do sector privado; e mitigação e adaptação às alterações climáticas.

O BEI começou as suas operações na América Latina em 1993. Desde então, o BEI apoiou quase 120 projetos com um financiamento total de cerca de 8,4 mil milhões de euros, distribuídos por 14 países diferentes.

Em 2018, o BEI intensificou a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e ação contra as alterações climáticas na América Latina, facilitando 640 milhões de euros para financiar 15 operações: é o maior número de operações do BEI estruturadas num só ano na região.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.