Pré-Sal
Os deputados federais e senadores da bancada fluminense no Congresso Nacional deverão encaminhar ainda esta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento pedindo a retirada do regime de urgência para a votação dos quatro projetos que tramitam na Casa e
Agência BrasilOs deputados federais e senadores da bancada fluminense no Congresso Nacional deverão encaminhar ainda esta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento pedindo a retirada do regime de urgência para a votação dos quatro projetos que tramitam na Casa e que tratam da regulamentação da exploração de petróleo e gás natural na camada pré-sal.
A decisão pelo encaminhamento do pedido foi tomada após reunião entre o governador Sérgio Cabral e a bancada federal fluminense na noite de ontem (7), no Palácio das Laranjeiras. Segundo o governador, a decisão foi motivada pelo bem do principio federativo e pela complexidade da matéria, tornando necessária uma discussão mais aprofundada da questão.
“Nós estamos fazendo um apelo para que seja retirado o regime de urgência da matéria. É preciso ouvir especialistas, técnicos. Esse tema demanda muitas audiências públicas. Por isso faremos esse apelo ao presidente Lula. Tenho certeza que o presidente quer um debate mais profundo sobre o tema”, disse Cabral, por meio da assessoria de imprensa.
Para o coordenador da bancada fluminense, o deputado federal Hugo Leal, a reunião comprovou a maturidade política do estado do Rio de Janeiro. “A reunião foi muito positiva porque demonstrou que o Rio de Janeiro tem maturidade para discutir assuntos importantes em defesa do estado. Concluímos que o projeto de lei precisa de aperfeiçoamentos. Acreditamos que é isso que o presidente [Lula] quer”, disse.
O prazo para o envio de emendas aos projetos de lei de regulamentação da exploração do pré-sal encaminhados pelo governo federal ao Congresso será encerrado na próxima quinta-feira (10). Na avaliação da bancada fluminense, é pouco tempo para que os deputados possam analisar criteriosamente a matéria.
Fale Conosco