Internacional

Atvos fecha parceria com startup japonesa Tsubame BHB para desenvolver projeto de amônia aquosa verde

O produto será aplicado como fertilizante nas atividades agrícolas da companhia, reduzindo consideravelmente sua pegada de carbono; localizada em Mineiros (GO), a fábrica terá capacidade de 20 mil toneladas por ano.

Assessoria Atvos
10/04/2025 06:42
Atvos fecha parceria com startup japonesa Tsubame BHB para desenvolver projeto de amônia aquosa verde Imagem: Divulgação Atvos Visualizações: 1410

A Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, assinou uma carta de intenções junto à Tsubame BHB, startup japonesa, para o desenvolvimento de uma fábrica de amônia aquosa verde em Mineiros (GO), onde está localizada a Unidade Morro Vermelho (UMV), responsável pela produção de etanol.

A Atvos fará um investimento acima de R$ 70 milhões de reais na nova planta, com capacidade instalada de 20 mil toneladas do produto, que será utilizado para substituir os fertilizantes nitrogenados de base fóssil aplicados nas áreas agrícolas tanto na UMV quanto da Unidade Alto Taquari (UAT), localizada no município homônimo, em Mato Grosso. A partir dessa solução, a estimativa é de que a empresa evite a emissão de cerca de 11 mil toneladas de CO2 por ano, reduzindo consideravelmente sua pegada de carbono.

"Como uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, a Atvos tem o compromisso não somente de contribuir com a descarbonização das principais economias do mundo, mas também reduzir as emissões de suas próprias operações", explica o CEO da Atvos, Bruno Serapião. "Dessa forma, a parceria com a Tsubame BHB representa um importante passo para alcançarmos esses objetivos, pois ao mesmo tempo em que diminuímos o uso de fertilizantes nitrogenados de base fóssil em nossas atividades no campo, impulsionamos ainda mais o desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde estamos presentes, promovendo geração de emprego e renda para as comunidades locais", complementa.

A expectativa é de que, com a conclusão do detalhamento de engenharia e licenciamento ambiental, os trabalhos para construção da fábrica comecem no próximo ano, com previsão de início da operação para 2027. A base tecnológica do projeto, desenvolvida pela Tsubame BHB, garante um processo mais seguro e sustentável para a síntese da amônia aquosa verde, ao utilizar hidrogênio verde e nitrogênio capturado do ar, diluído em água, sem utilizar fontes fósseis em seu processo de fabricação. Além de ser aplicada na agricultura sustentável, o produto também pode ser utilizado nas indústrias química e farmacêutica, além do tratamento de águas.

"O Brasil tem grande potencial para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde, aproveitando seus abundantes recursos de energia renovável, além de amplamente consumir fertilizantes à base de nitrogênio. Portanto, acreditamos que é um dos países com grande potencial para produzir amônia verde como fertilizante, utilizando nossa planta de síntese de amônia distribuída. Estamos muito honrados em poder colaborar com uma grande produtora de biocombustíveis como a Atvos, contribuindo com a descarbonização da agricultura brasileira", afirma o CEO da Tsubame BHB, Koji Nakamura.

A carta de intenções entre Atvos e Tsubame BHB foi assinada no Japão, em comitiva que contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro Ministro japonês, Shigeru Ishiba.

A Atvos em Goiás
Além da Unidade Morro Vermelho, a Atvos conta com outras duas unidades agroindustriais no estado de Goiás: Unidade Água Emendada (UAE), localizada em Perolândia, e Unidade Rio Claro (URC), em Caçu. Juntas, as três operações geram mais de 2,8 mil empregos diretos em Goiás, além de cerca de outros 8,5 mil de forma indireta. Elas têm capacidade para moer 11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, permitindo produzir até 1 bilhão de litros de etanol, volume suficiente para movimentar 20,5 milhões de carros compactos, e cogerar 1,3 mil GWh de energia elétrica limpa a partir da biomassa da cana, que poderia iluminar as casas de 6,3 milhões de pessoas.

Sobre a Atvos - A Atvos é uma das líderes da transição energética e uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e, além de produzir etanol e açúcar VHP, cogera energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 58 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui cerca de 11 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.