Capacitação

Antaq iniciará capacitação de presidentes dos CAPs em outubro

<P>A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) iniciará na segunda quinzena de outubro, um treinamento de capacitação voltado para os presidentes dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs). O curso servirá para aprofundar os conhecimentos sobre gestão ambiental portuária dos rep...

Redação
29/09/2006 00:00
Visualizações: 384 (0) (0) (0) (0)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) iniciará na segunda quinzena de outubro, um treinamento de capacitação voltado para os presidentes dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs). O curso servirá para aprofundar os conhecimentos sobre gestão ambiental portuária dos representantes do governo federal nos Conselhos - presidentes e suplentes.

Segundo o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, o curso incluirá também o conhecimento da legislação - essencial para o conselheiro desempenhar eficazmente o seu papel -, noções de oratória e técnicas de liderança, entre outros. Fialho chamou a atenção para que o CAP seja pensado de forma holística, ou seja, atuando para o desenvolvimento de toda a região e não apenas da área circunscrita ao porto.

“Vamos preparar nossos conselheiros para que eles possam influir mais fortemente nas decisões dos portos”, destacou Fialho durante a sua palestra proferida no “V ENCAP - Encontro Nacional dos Representantes Empresariais nos Conselhos de Autoridade Portuária”, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em Brasília, no último dia 14 de setembro.

O diretor-geral da agência afirmou que o CAP é uma importante ferramenta para que a sociedade possa cobrar maior eficiência da autoridade portuária. Ele ressaltou ainda que a Antaq trabalhará para nivelar os diferentes setores representados nos Conselhos e que custo dessa capacitação será muito baixo em relação aos benefícios que trará.

Treinamento

Na primeira parte do treinamento, os técnicos da agência reguladora apresentarão detalhes sobre temas importantes como os Planos de Emergência Individual (PEIs), a gestão dos resíduos de dragagem, auditoria, controle e monitoramento ambiental, tratamento de cargas perigosas, e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

“Com uma noção mais aprofundada desses temas, os presidentes ficarão mais sensíveis a incluir a questão do meio ambiente na pauta de discussão dos CAPs”, disse o gerente de Gestão Portuária da Agência, Marcos Maia Porto.

O diretor-geral da Antaq lembrou, ainda, que é competência dos Conselhos de autoridade Portuária, embora ainda pouco praticada, exigir da autoridade portuária a apresentação dos relatórios de impacto ambiental (Rima). “Os CAPs têm de atuar mais fortemente nessa área, porque dessa participação dependem soluções para questões como a realização dos serviços de dragagem, cruciais para a competitividade dos portos”, apontou Fialho.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oportunidade
Firjan promove edições do Rede de Oportunidades em parce...
15/01/25
Reconhecimento
ExxonMobil nomeia Tenaris como Fornecedora do Ano de 2024
15/01/25
GNV
Tarifas de gás natural sofrerão redução em fevereiro
15/01/25
Resultado
Produção de etanol ultrapassa 32 bilhões de litros
15/01/25
ANP
Novo Modelo de Governança da ANP entra em vigor hoje (15/1)
15/01/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção...
15/01/25
Cogeração
Estímulo à cogeração pode ampliar segurança energética d...
15/01/25
Projetos
Por R$ 250 milhões, Porto Verão Alegre é o primeiro proj...
15/01/25
Oportunidade
FAPESP e ANP lançam chamada de propostas para bolsistas
14/01/25
Eólica Offshore
Firjan considera acertado os vetos aos "jabutis" do marc...
14/01/25
Gás Natural
Comgás fecha novas contratações de gás natural para 2025
14/01/25
Capacitação
Radix e IBP se unem para capacitar talentos no setor de ...
13/01/25
Eólica Offshore
Lei que cria a geração de energia elétrica renovável, po...
13/01/25
Oportunidade
ALE Combustíveis oferece vagas de trabalho em cinco cidades
13/01/25
Logística
Transpetro visa expandir operações ship to ship no ES
13/01/25
Resultado
PPSA arrecada R$ 10,32 bilhões em 2024
10/01/25
Certificação
Copel conquista certificado de empresa sustentável na B3
10/01/25
PD&I
Ocyan e Senai Cimatec assinam termo de cooperação para p...
10/01/25
Etanol
IBP reforça que subsídios para gasolina e diesel de únic...
09/01/25
Firjan
Indústria brasileira tem crescimento limitado em 2024 e ...
08/01/25
Destaque
Subsea7 é reconhecida pelo melhor projeto de pesquisa e ...
08/01/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.