Redação/Assessoria ANP
Às 00:32 do dia 24/08/2019, a ANP foi comunicada de falha estrutural em instalação offshore fora de operação desde junho de 2018. O FPSO Cidade do Rio de Janeiro, que se encontra no Campo de Espadarte, Bacia de Campos, está em fase de descomissionamento e realizava a desconexão dos risers, quando foi identificado o aumento do volume de dois tanques. Posteriormente, mergulhadores identificaram cinco trincas no casco da instalação.
Os técnicos que trabalhavam no local deixaram a unidade, e empresa especializada em estabilidade de embarcações está avaliando a situação. O FPSO deve ser movimentado para a realização dos reparos em estaleiro.
No momento, há 04 embarcações de apoio e 07 embarcações de combate à poluição na região, para dispersar a mancha de óleo de 6,6 m³, que foi identificada no último sobrevoo, realizado às 15:30 de segunda feira, 26/08/2019.
A ANP está acompanhando a resposta à emergência desde o dia 24/08/2019, e instituiu sala de crise, em conjunto com a Marinha e IBAMA, para fiscalizar o andamento das ações adotadas pela Petrobras para mitigação dos possíveis impactos.
Fale Conosco
21