Iniciativa

Alstom Hydro inaugura primeiro centro para operações remotas de PCH no Brasil

A Alstom Hydro, empresa que atua em hidrogeração no Brasil, inclusive em equipamentos, sistemas e serviços para PCH, inaugurou ontem (14), no Rio de Janeiro, um novo COG (Centro de Operação de Geração). O COG já é responsável pela operação e manutenção remota (O&M) de 16 pequenas centr

Assessoria
15/05/2009 09:33
Visualizações: 1064

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) representam um grande potencial de geração de energia no Brasil, devido à procura por produção de energia limpa, que causa menor impacto ao meio ambiente. As margens inexploradas dos rios brasileiros proporcionam uma alta capacidade para esse segmento hidrelétrico. Apenas 2% de todo o potencial do Brasil para geração de energia por meio de PCH está em uso atualmente.

 

A Alstom Hydro, empresa que atua em hidrogeração no Brasil, inclusive em equipamentos, sistemas e serviços para PCH, com 40% de participação nesse mercado específico, inaugurou ontem (14), no Rio de Janeiro, um novo COG (Centro de Operação de Geração). O COG já é responsável pela operação e manutenção remota (O&M) de 16 pequenas centrais hidrelétricas distribuídas em 4 Estados (Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que inclui uma subestação). Isso representa um total de 341 MW ou 12,7% do número total de PCH em operação no País.

 

O COG é resultado da joint venture entre a Alstom Hydro e a CS Participações e foi desenvolvido visando a uma solução econômica e funcional para operação simultânea de várias PCH. Devido à quantidade de centrais e posição geográfica, tornou-se necessário encontrar um meio de comunicação de dados que oferece flexibilidade e sem restrições técnicas. O COG utiliza transmissão de informações via satélite e conta com uma equipe de 27 técnicos, incluindo 5 engenheiros.

 

O Centro controla totalmente as plantas, checando, por exemplo, a abertura e fechamento de comportas, orientando as equipes locais de manutenção das centrais e detectando problemas gerais nos processos por meio de monitoramento remoto. Isso significa que o Centro controla as pequenas centrais ao mesmo tempo e a partir de um único ponto, com a possibilidade de ajustar esse atendimento às demandas específicas de cada cliente.  

 

“Normalmente, as pequenas centrais hidrelétricas contam com centros de operações internos. Essa é a primeira vez que esse tipo de serviço de COG é oferecido no Brasil. Nós oferecemos uma solução inovadora em gerenciamento de pequenas centrais, que vai facilitar os investimentos dos proprietários e contribuir globalmente para o crescimento da participação das PCH na matriz de geração de energia no Brasil”, afirma Philippe Cochet, presidente da Alstom Hydro.

 

Nos últimos anos, a Alstom Hydro implantou vários centros de controle remoto no Brasil para usinas de maior porte, como o COG de Curitiba, no estado do Paraná, que controla as usinas de Segredo e Foz do Areia; o COG de Itumbiara, no estado de Goiás, que controla a usina de Corumbá; e o sistema de controle da usina de Monte Claro, que controla também as usinas de Castro Alves e 14 de Julho.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.