Artigo Exclusivo

Reservas são estratégicas e produtos são commodities, por Armando Cavanha

Armando Cavanha F.
21/11/2016 11:55
Reservas são estratégicas e produtos são commodities, por Armando Cavanha Imagem: Agência Petrobras, Stéferson Faria Visualizações: 892 (0) (0) (0) (0)

Há frequentemente discussões se petróleo é estratégico ou commodity. Quem sabe seja ambas as coisas. Como riqueza natural de um país, pertencente aos indivíduos que o compõe, assim como riqueza natural, cultural ou financeira, seria estratégico. Nem sempre já descoberto, petróleo é uma riqueza natural que poderia ser utilizada em benefício da sociedade como um todo, para alavancar desenvolvimento de um país, colocá-lo em melhores condições sociais que as anteriores. Um bem local, em terras ou águas nacionais. Quem o tem, em reservas e reservatórios, direciona seus caminhos de uma forma ou de outra, importa menos, exporta mais, se industrializa, se protege, monetiza, etc. Ou, pelo menos deveria.

Porém, a partir da produção dos fluidos, gas ou óleo, e mesmo seus derivados, estes se tornariam commodities. Por exemplo, há países em que existe ampla malha de escoamento da produção, sendo que após um operador disponibilizar o fluido na superfície, o entrega a um operador logístico que qualifica, quantifica e mistura fluidos compatíveis em um envio conjunto de muitos donos para um terminal em terra. É remunerado, o produtor vendedor, pela qualidade e volumes entregues, medidos na superfície, antes do envio.

Uma empresa, local ou estrangeira, para explorar e depois produzir, paga bônus de assinatura por um bloco, supostamente resultado de uma licitação competitiva de maior preço. Quando ela quantifica o bônus a ofertar, leva em conta volumes possíveis, preços futuros, custos de exploração e desenvolvimento da produção, porosidade, permeabilidade e outras características dos reservatórios, logística, impostos, capacidade de investimento, viabilidade de contratações, royalties, participação especial, riscos de toda natureza, estabilidade contratual e jurídica do país, etc. E o seu lucro pretendido, obviamente. A produção pertenceria à empresa, mas a reserva seria nacional, do país. Merecem ser cuidadosamente tratadas, sob fiscalização e controle.

Portanto, assim petróleo seria estratégico e commodity ao mesmo tempo, a depender da fase da cadeia produtiva referida. Isto gera, certamente, discussão, que poderia ser qualificada e sem ideologias asfixiantes, de qualquer lado. Os focos deveriam ser os negócios, empregos, geração de riqueza para o Estado, empresas e trabalhadores.

Na figura (Sam Savage), a média da profundidade anunciada é de 1 metro, mas em um determinado ponto alguém de altura de mais de 1,80 metros se afogaria. Como comparação, a media, dita isoladamente, é perigosa. 

 

 

Portanto, assim petróleo seria estratégico e commodity ao mesmo tempo, a depender da fase da cadeia produtiva referida. Isto gera, certamente, discussão, que poderia ser qualificada e sem ideologias asfixiantes, de qualquer lado. Os focos deveriam ser os negócios, empregos, geração de riqueza para o Estado, empresas e trabalhadores. Na figura (Sam Savage), a média da profundidade anunciada é de 1 metro, mas em um determinado ponto alguém de altura de mais de 1,80 metros se afogaria. Como comparação, a media, dita isoladamente, é perigosa

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Produção
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23