Artigo

A produtividade no modelo de trabalho híbrido traz melhorias no serviço e aproxima clientes, por Sylvio Herbst

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/05/2023 11:39
A produtividade no modelo de trabalho híbrido traz melhorias no serviço e aproxima clientes, por Sylvio Herbst Imagem: Divulgação Visualizações: 763 (0) (0) (0) (0)

Há dois anos, o termo “trabalho remoto” se transformou em um elemento permanente do nosso vocabulário. Naquela época, acreditávamos que logo retornaríamos às nossas vidas normais. Avançamos para 2023, e “trabalho híbrido” se tornou o novo normal, a forma como entendemos o trabalho e seus espaços mudou, o que foi considerado como um dos efeitos duradouros da pandemia.

Uma pesquisa feita pela Microsoft em 2022, destacou que 87% dos funcionários relataram que são produtivos no modelo de trabalho híbrido, mas que apenas 12% dos líderes mostraram ter confiança total na produtividade de seus times. 

A paranoia da produtividade final prejudica essa forma de trabalho remoto pela falta de contato adequado com as equipes, dificuldade de acesso à empresa, ansiedade, preocupações ou falta de motivação e comunicação precária com o gestor direto. No entanto, é um medo que pode ser contornado com um monitoramento de tarefas e canais abertos de comunicação. Um estudo feito pela Cisco evidenciou que seis em cada dez dos trabalhadores acreditam que a melhoria da qualidade do serviço tenha acontecido, este número chega a ser 72,3% no Brasil, mostrando que a capacidade de realizar sua função de qualquer lugar trouxe uma nova perspectiva para o colaborador.

A dinâmica, na qual o profissional alterna dias de trabalho no escritório e outros na modalidade remoto, estabeleceu-se no escritório da 5F Soluções em TI. O ambiente remoto se tornou um local de tarefas de alta concentração, enquanto o modelo presencial, reuniões de brainstorm, com clientes e dinâmicas de grupo, ainda demonstram melhores resultados.

"Aqui na 5F, mesmo antes da pandemia, já tínhamos uma infraestrutura disponível para eventuais necessidades de trabalho home office, então quando houve a real necessidade dessa mudança, já estávamos preparados de certo modo; claro que mudar todo o sistema de trabalho do dia para a noite requer adequações e investimentos, principalmente em segurança de dados, mas as vantagens são inúmeras. Como marketing, tenho todas as ferramentas necessárias para trabalhar de qualquer lugar, atendo nossos clientes e fornecedores sem nenhum tipo de limitação, consigo acessar tudo o que preciso a qualquer hora e em qualquer lugar, com agilidade e segurança, isso gera mais produtividade para as demandas do dia a dia, sem falar na qualidade de vida que aumentou significativamente", Juliana Manuquia, Gestora de Marketing.

Economia de custos, flexibilidade e melhorias na gestão do tempo, não foram as únicas vantagens neste modelo de trabalho. A baixa rotatividade, o aumento da produtividade e a otimização de tempo e processos, foram mudanças positivas que o modelo híbrido trouxe parar os colaboradores da empresa. 

Atividades desempenhadas dentro do modelo remoto tendem a oferecer a chance de maior flexibilidade, ajuste na rotina profissional e no aumento da produtividade; segundo pesquisa realizada pela McKinsey, 87% dos profissionais norte-americanos preferem trabalhar rente a tal modelo, e de acordo com um estudo realizado pela EY, 53% dos profissionais brasileiros acreditam que o mínimo de 3 a 4 dias da semana trabalhando em casa, ou seja, de forma híbrida, pode proporcionar mais rendimento e tranquilidade para exercer a função.  

Para isso, a tecnologia desempenha um papel vital no trabalho híbrido, utilizar estrategicamente dispositivos inteligentes nesses espaços de trabalho é o que possibilita às organizações e seus colaboradores, melhorias na integração com o cliente e a construção de conexões de alta qualidade. Conectividade e infraestrutura de Rede, colaboração e comunicação unificada, mobilidade, IoT, data center, proteção contínua de dados e segurança digital são os pilares da produtividade e do trabalho híbrido da 5F Soluções em TI.

Sobre o autor: Sylvio Luiz Herbst, formado em engenharia de telecomunicações e pós-graduado em marketing, co-fundador e diretor comercial de marketing na 5F Soluções em TI.

Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20