Empresas

Voith expande capacidade no Brasil

A Voith Turbo acaba de inaugurar uma nova linha de produção em São Paulo, para fabricar variadores de velocidade do tipo Vorecon. Esses equipamentos são usados para controlar a velocidade dos compressores elétricos usados nos processos de extração de

Redação TN/ Ascom Voith Turbo
14/11/2013 10:48
Visualizações: 613 (0) (0) (0) (0)
A Voith Turbo acaba de inaugurar uma nova linha de produção em São Paulo, para fabricar variadores de velocidade do tipo Vorecon. Esses equipamentos são usados para controlar a velocidade dos compressores elétricos usados nos processos de extração de petróleo offshore.
 
Por 14 meses, mais de 15 fornecedores-chave e cerca de 100 colaboradores de diferentes empresas estiveram envolvidos na construção da nova linha de produção, que tem 1.000 m² de área e na qual foi utilizado um total de 200 toneladas de concreto e aço. A previsão é que a produção de Vorecons aumente postos de trabalho na fábrica.
 
A produção local de Vorecons será destinada, principalmente, para projetos envolvendo a exploração do pré-sal. Com um investimento total de R$ 11 milhões, a nova linha foi construída na mesma área que já abriga a fábrica da Voith Turbo, situada no bairro do Jaguará, zona Norte da capital paulista. Os variadores de velocidade terão como principal cliente final a Petrobras, que especificou o equipamento para todos os compressores das FPSOs (Floating Production Storage and Offloading – Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência).
 
De acordo com Ralf Dreckmann, vice-presidente executivo da Voith Turbo na América do Sul, a companhia já assinou dois contratos envolvendo projetos do pré-sal. "O primeiro, firmado em 2012, inclui 60 Vorecons para oito plataformas. Cerca de 40% dos produtos já foi entregue. Este ano, nós recebemos um novo pedido para outros 28 variadores de velocidade para quatro FPSOs do campo de Cessão Onerosa. Com a nova linha de produção, os Vorecons serão fornecidos diretamente pela Voith no Brasil, permitindo-nos atender a legislação local de conteúdo local”.
 
Para a exploração do pré-sal, a Petrobras desenvolveu um processo no qual uma mistura de óleo, gás e água é transferida para a superfície a partir de campos de petróleo, onde os três componentes são então separados por processos especiais. O óleo bruto é armazenado em navios, enquanto o gás retorna para o campo de petróleo submarino e assim é preservado para posterior utilização.
 
O gás para retorno ao campo de óleo é comprimido por compressores cuja velocidade é controlada pelo Vorecon Voith e acionado por motor elétrico. Como resultado, o gás tem uma pressão constante de até 550 bar, independente da sua densidade, que é altamente variável. Devido ao seu design compacto, robusto e sua alta confiabilidade, o Vorecon é ideal para as condições difíceis no Oceano Atlântico.
 
Com design compacto, que contribui para a economia de espaço nas plataformas, e robusto, fundamental para as condições difíceis do Oceano Atlântico, o Vorecon oferece alta confiabilidade. Isso porque seu tempo médio entre falhas é de 48 anos, número mais de três vezes superior à média dos equipamentos similares. Outro diferencial do produto é que, graças ao princípio hidrodinâmico de transmissão de potência, proporciona elevada eficiência energética.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
Contrato de embarcações voltadas à campanha de prontidão...
04/08/25
Combustíveis
Etanol registra alta na última semana de julho, aponta C...
04/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22