COP27

"Vivemos a energia verde 'na pele' na COP e conseguimos mostrar a força do empreendedor brasileiro"

Confira experiências de donos de startups que apresentaram suas soluções inovadoras no Egito a convite do Sebrae

Redação TN Petróleo/Assessoria Sebrae
18/11/2022 12:59
"Vivemos a energia verde 'na pele' na COP e conseguimos mostrar a força do empreendedor brasileiro" Imagem: Aly Samir Visualizações: 1705

Sharm El Sheikh se tornou, nos últimos 10 dias, a “casa temporária” de dezenas de donos e donas de pequenas empresas brasileiras que, a convite do Sebrae, levaram para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) soluções para combater os efeitos do aquecimento global. O segmento atraiu olhares de especialistas, autoridades e conglomerados de todo o mundo com produtos e ferramentas com potencial para serem implementados nos quatro cantos do planeta.

Por meio de correspondente internacional, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) acompanhou, diretamente do Egito, a experiência de alguns desses empreendedores, que já participam de programas do Sebrae e se preparam para dar saltos de gestão e de competitividade, por meio do aprimoramento de seus produtos e da internacionalização dos negócios. Esse grupo também acompanhou e participou dos debates mais atuais sobre energia limpa, que irão impactar diretamente os negócios no Brasil e no mundo.

“Na COP27, vivemos isso na pele e temos a oportunidade de mostrar a força do empreendedor brasileiro, como o Brasil tem soluções criativas e inovadoras na área de energia e descarbonização, que podem agregar valor a um modelo de negócio mais sustentável. Aqui mostramos que os pequenos negócios precisam estar cada vez mais presentes nesta agenda climática, entender como funciona e como podem fazer parte dessa solução”, afirmou Helen Camargo, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CCS).

Na visão de Helen, a experiência tem sido muito rica, sobretudo porque a COP27 traz uma chamada para a implementação e como enxergar os debates e os objetivos da ONU no dia a dia. “A prática do que está sendo discutido por delegações e chefes de estado passa pelos empreendedores do Brasil e de todos os países. Então envolver os pequenos negócios nessa jornada também é contribuir com o objetivo desta edição da COP, de exercitar tudo o que está sendo discutido por meio do empreendedorismo, que é capaz de tangibilizar metas e transformar realidades”, continuou Camargo.

A ideia de que o empreendedor brasileiro pode atuar na agenda de energia verde em nível global foi reforçada por Lucas Rocha, fundador da startup NanoBoost, que desenvolveu uma película que é aplicada no painel solar e aumenta a taxa de conversão. “Nossa experiência na COP27 foi fantástica! Pudemos apresentar ao mundo nossa proposta de contribuir para a redução dos impactos ambientais. Tivemos contato com diversos players do mercado e aumentamos consideravelmente as possibilidades de internacionalização do negócio. Somos muito gratos ao Sebrae pela oportunidade”, finalizou Lucas.

A bucha vegetal, que está disponível em todo o território brasileiro, também ganhou destaque no Egito. Ela é a base da solução desenvolvida pela startup Aqualufa, que modificou a bucha para que ela otimize o uso da água pelo setor industrial, retirando o óleo contaminante e permitindo que a água seja reinjetada no processo. “A escassez de água e a necessidade de otimizar o uso dessa água é um desafio que conecta nossos países e continentes. Essa solução, portanto, pode ser compartilhada do outro lado do Atlântico e para o outro lado também”, explicou Denisson Salustiano, fundador da Aqualufa. 

Sebrae na COP27

A missão empresarial do Sebrae no maior evento global da área do clima e meio ambiente, visa promover os pequenos negócios brasileiros, oferecendo uma vitrine para seus produtos e serviços – que atendem a demanda global de crise energética – além da oportunidade de networking com os maiores players do ecossistema de energia do mundo. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Sebrae e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e Apex Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.