Companhia chega ao quarto trimestre consecutivo com margem EBITDA superior a R$ 150/m³.
Redação TN Petróleo/AssessoriaA estratégia da Vibra, maior distribuidora de combustíveis e uma das maiores empresas de energia do Brasil, focada em otimizar margens e reduzir a volatilidade, mostrou-se eficaz no segundo trimestre. A companhia atingiu Ebitda Ajustado de R$ 1.550 milhões, aumento de 70,3% em relação ao mesmo período de 2023, e de 9,9% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
A margem Ebitda unitária alcançou R$ 176/m³, crescimento de 74,3% em relação ao mesmo período de 2023, e de 7,2% em relação ao primeiro tri deste ano. É o quarto trimestre consecutivo com margens EBITDA superiores a R$ 150/m³, indicando uma alta eficiência na geração de lucro operacional, o que sugere um controle rigoroso sobre os custos e crescente demanda pelos produtos ou serviços da empresa. Para a Vibra um dos pontos relevantes para os fortes resultados neste trimestre foi a atuação próxima os clientes tanto B2B quanto a revenda, alcançados por conta da estratégia do projeto Cliente na Veia, que acaba de completar um ano.
A companhia apresentou ainda um ROIC (Retorno sobre o Capital Investido) de 19,6%, sinalizando que está gerando um retorno considerável sobre os investimentos realizados, valorizando a capacidade logística e capilaridade privilegiadas. Esse desempenho sólido foi acompanhado por um volume de vendas total de 8.820 mil m³, fruto da gestão da companhia, que conseguiu entregar resultados consistentes. O lucro líquido do período foi de R$ 867 milhões, 552% maior que o mesmo período de 23, confirmando a trajetória de rentabilidade e retorno da companhia.
"Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão consistente é o nosso diferencial. Temos agilidade para reagir às mudanças do mercado, antecipá-las e as transformá-las em oportunidades. Melhoramos neste trimestre porque temos um modelo capaz de garantir patamares consistentes de margem e menor volatilidade dos resultados", afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra. "Vale frisar que crescemos também em market share, ou seja, crescemos nosso volume com margem e rentabilidade", ressalta.
O avanço na participação de mercado veio de forma rentável e sustentável, isso reflete o movimento de valorização da carteira de clientes diretos e a rede de revenda dos Postos Petrobras O market share da rede de postos embandeirados alcançou 31,1% e 30% em clientes B2B diretos.
A Vibra encerrou o período com alavancagem de 1x vez, com um endividamento líquido de R$ 10,4 bilhões, índice mais baixo ao longo dos trimestres reportados. A melhora deste indicador é resultado da contínua busca pela eficiência operacional, com novas práticas e tecnologias que otimizam processos, reduzindo custos e aumentando as margens.
"Temos boas perspectivas para o segundo semestre que normalmente apresenta maior demandar e tende a ser mais forte. Vamos seguir com o nosso foco no processo de gestão para manter a nossa posição competitiva para acompanhar esse crescimento de volumes, tanto pelo ponto de vista de sourcing quanto pelos pontos de vista de eficiência logística, inteligência de negócios, pricing e relacionamento comercial com clientes", explica Ernesto.
Destaques do 2T24
▪ Quarto trimestre consecutivo com margens EBITDA superiores a R$ 150/m³.
▪ Ganho de market-share por dois meses consecutivos (+0,5 p.p. e +0,3 p.p. em maio
e junho, respectivamente).
▪ Redução SG&A/m³ vs 1T24 (R$ 85/m³ vs R$ 87/m³) e, considerado o efeito
volumétrico, reajuste inferior à inflação vs 2T23 (R$ 81/m³).
▪ Aumento do ROIC 2T24 vs 1T24: +2,0p.p. (19,6% sem recuperações tributárias
extraordinárias).
▪ Fluxo de Caixa Livre para Firma de +R$ 0,8 bilhão, com destaque para a redução
dos níveis de estoque (R$ 0,9 bilhão).
▪ Aprovação de JCP em junho/24 (R$ 0,5 bilhão) e abertura do programa de recompra
de ações (R$ 1,2 bilhão)
Sobre a Vibra - Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,2 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.
Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atendo o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
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