Durante o Vibra Investor Day, executivos apresentaram planos para crescer na rede de postos, junto a clientes B2B, infraestrutura logística, energias renováveis e mercado nacional e internacional de lubrificantes.
Redação TN Petróleo/Assessoria VibraA Vibra promoveu o Vibra Investor Day nesta quinta-feira (29) e divulgou seu plano de crescimento com cinco eixos estratégicos para consolidar sua liderança no setor. São eles: expansão da rede de postos; ampliação significativa do seu portfólio de clientes no segmento B2B com olhar especial para o agronegócios; ampliação de sua infraestrutura logística; reforço em renováveis com retorno ao acionista e crescimento em lubrificantes. Por meio dessas cinco avenidas de crescimento, a companhia se posiciona como a maior plataforma multienergia do Brasil.
"Estamos em um novo momento na companhia. Nos últimos quatro trimestres, tivemos uma entrega de resultados bastante consistentes: arrumamos a casa e colocamos a Vibra em um outro patamar operacional. Nos preparamos com processos e gestão para esse novo ciclo", afirma Ernesto Pousada (foto), CEO da Vibra. "Queremos, agora, nos consolidar como a maior plataforma multienergia do Brasil por meio de uma nova etapa de crescimento, sustentando os resultados que conseguimos até aqui", afirma.
Os cinco eixos estratégicos vão colocar a companhia em um patamar de liderança bem acima de seus pares de mercado."A Vibra não apenas lidera o mercado, mas também se posiciona como uma referência em gestão e inovação, comprometida em entregar soluções de alto valor e em evoluir continuamente para atender às demandas de um mercado dinâmico e competitivo", diz Ernesto Pousada.
Rede de Postos
A companhia anunciou sua estratégia de crescimento para a rede de postos com a oferta de um portfólio completo e soluções integradas em cada revenda para atrair e fidelizar o consumidor final. O objetivo é expandir a rede de postos, as marcas franqueadas e gerar crescimento de volume e margem. Uma das estratégias mais fortes adotadas, por exemplo, é embandeirar postos com potencial de crescimento.
A empresa tem a meta também de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos postos nos próximos anos, chegando a ter presença em mais de 25% da rede, com ganhos de até 16% de volume por cada posto com novas lojas. O combate à ilegalidade é outro pilar relevante e traz benefícios tanto para a companhia como para o revendedor.
Agronegócio
Parte do crescimento da Vibra passa pelo agronegócio. A empresa planeja expandir a venda de lubrificantes e combustíveis, sobretudo diesel, nas regiões em que o agro está mais presente, além de criar soluções específicas para o mercado. Para suportar esse crescimento, foram investidos R$150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, no Centro Oeste e no Matopiba, e a empresa irá investir outros R$ 300 milhões nos próximos anos. Além disso, a empresa criou uma diretoria específica para o setor.
Crescimento em lubrificantes
No mercado de lubrificantes, a Vibra tem a ambição de dobrar o Ebitda. Somente nos últimos 3 anos, o Ebitda de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, e a companhia vê grande potencial de crescimento por meio de parcerias com montadoras e concessionárias e também avançando no mercado na América Latina. A inauguração da nova fábrica de lubrificantes, com capacidade para produzir 500 milhões de litros de óleo lubrificante por ano, suporta esse potencial de crescimento.
Comerc e reforço em renováveis
A companhia destacou a importância da aquisição da totalidade da Comerc para consolidar sua plataforma multienergia. Considerando apenas as sinergias imediatas, a Vibra estima que cerca de R$1,4 bi sejam capturados, com otimização de estrutura fiscal, de contratos de seguro, de licenças e com a redução de custo de dívida, com o custo de captação da Vibra. Com a Comerc, Vibra dá um passo importante em projetos de geração distribuída e eficiência energética, além de focar em opções de crescimento em geração centralizada e na reciclagem de ativos.
Sobre a Vibra - Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.
A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
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