Petroquímica

Veolia e Braskem fecham parceria para descarbonizar o Polo Petroquímico de Triunfo

O acordo prevê o desenvolvimento de soluções a serem implementadas no Rio Grande do Sul, com um potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e anuais adicionais.

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/03/2024 20:00
Veolia e Braskem fecham parceria para descarbonizar o Polo Petroquímico de Triunfo Imagem: Divulgação Visualizações: 2022 (0) (0) (0) (0)

A Veolia, referência mundial em soluções ambientais para cidades e indústrias, e a Braskem, líder mundial na produção de biopolímeros, anunciaram mais um acordo para trabalhar juntas na pesquisa e implementação de soluções de alto impacto para a descarbonização no polo industrial de Triunfo (RS). O anúncio foi feito nesta quarta (27), no Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, durante a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em São Paulo.

Reforçando o objetivo comum de combater as mudanças climáticas ao atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa na produção industrial, e em alinhamento com o Acordo de Paris, as duas empresas irão pesquisar e desenvolver novas iniciativas de impacto adaptadas a necessidade da operação da Braskem no Rio Grande do Sul. Assim, a parceria pretende buscar a viabilização da substituição dos combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano.

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização. Diante disso, essa parceria evidencia o trabalho conjunto de duas empresas em prol do meio ambiente e da aceleração da transformação ecológica”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

Os projetos a serem implementados devem envolver soluções confiáveis e de alto impacto na matriz energética industrial das operações da Braskem, promovendo a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência. “Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo (RS), por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e expertise da Veolia serão essenciais para acelerar esse processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem metas claras rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem.

O acordo, que beneficiará os objetivos de descarbonização, foi assinado em um evento que trouxe reflexões e iniciativas significativas para uma economia de baixo carbono no país, reafirmando esse ponto como uma das prioridades na parceria entre governos e indústrias do Brasil e da França. 

As iniciativas já implementadas e as que estão em andamento, pela parceria entre Veolia e Braskem, vão impedir a emissão de 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) anuais, estando em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável das companhias.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23