Energia Eólica

Vale dos Ventos completa 10 anos de operação com ótimo desempenho em Mataraca, PB

Redação/Assessoria
26/03/2019 13:09
Vale dos Ventos completa 10 anos de operação com ótimo desempenho em Mataraca, PB Imagem: Divulgação Visualizações: 3056

A SPIC Brasil comemora, em março, 10 anos de operação do complexo eólico Vale dos Ventos, registrando altos índices de disponibilidade de suas 60 turbinas eólicas. Localizado em Mataraca (PB), o empreendimento está entre os mais antigos em operação no Brasil e tem capacidade instalada de 48 MegaWatts de energia renovável.

A energia produzida é suficiente para abastecer cerca de 92 mil residências ao ano. Em 2017, a geração produzida pela Vale dos Ventos foi responsável por atender 2.2% de todo o consumo de energia elétrica do estado da Paraíba. O complexo é composto por 10 parques de 4,8 MW cada, que convivem em harmonia com as outras atividades produtivas da região. Sua produção evita a emissão de mais de 36,5 mil toneladas de gases poluentes de efeito estufa a cada ano.

A grande disponibilidade para operar, independentemente da força dos ventos e mesmo quando comparadas a outras usinas da mesma época ou até mais novas, está diretamente ligada ao serviço de acompanhamento de manutenção e performance dos equipamentos. Com uma estrutura complexa de operação, os profissionais realizam manutenções preventivas alinhadas com a realidade de cada equipamento, consequentemente diminuindo as interrupções por manutenção corretiva. Isso possibilita economia de tempo da equipe e de recursos, melhora no desempenho e vida útil dos materiais e prevenção de situações que podem causar acidentes inclusive a pessoas.

“Ao longo desses anos, tivemos muitos aprendizados, como desafios com o cabeamento subterrâneo em média tensão, o próprio desenvolvimento dos planos de manutenções e tudo isso sempre com a preocupação voltada para as pessoas e o ambiente no entorno dos parques eólicos, pois a área possui um meio ambiente altamente preservado. Estamos felizes em ver que nossa curva de aprendizado chegou a um ápice em que podemos gerar o máximo de energia limpa com excelência de operação, pois, evitando paradas não planejadas, nosso nível de disponibilidade e confiabilidade acabam sendo maiores do que o previsto”, comemora Leandro Alves, diretor de Operações de Eólicas da SPIC Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), a matriz energética eólica no Brasil representou 9% da geração em 2018, sendo a terceira fonte mais representativa. “O País registrou um crescimento lento em energia eólica nos primeiros anos de sua implantação, porém temos um grande mercado para desenvolver e acredito que ainda vamos crescer muito com energias renováveis nos próximos anos”, finaliza Alves.

Operação eólica

Além do Complexo Eólico Vale dos Ventos, a SPIC Brasil também opera o Parque Eólico Millennium, localizado também em Mataraca (PB). Inaugurado em 2007, ele se tornou o primeiro projeto de energia renovável da SPIC Brasil. Tem capacidade para instalada de 10,2 MW, o que equivale ao abastecimento de 24 mil residências, além de evitar a emissão de aproximadamente 9,4 mil toneladas de gases poluentes de efeito estufa a cada ano. Possui 13 turbinas eólicas de 800 kW cada e é favorecido pelos fortes ventos costeiros.

Buscando sempre atender aos melhores padrões de operação, os parques eólicos Vale dos Ventos e Millennium possuem os certificados da norma internacional ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 55001 e ISO 9001. E, mais do que isso, os empreendimentos também contribuem significativamente com benefícios sociais e econômicos para a comunidade local, por meio de um fundo comunitário que apoia a sustentabilidade e a coesão social.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.