Indústria

Utramig oferecerá curso de Ensaios Não Destrutivos

Que atenderá a setores como o de óleo e gás e aeroespacial.

Ascom Governo do Estado de Minas Gerais
26/08/2013 17:44
Visualizações: 729 (0) (0) (0) (0)

 

Empresários do setor de logística, transporte de carga e comércio exterior terão acesso aos principais fornecedores e compradores e ao que há de mais moderno e eficiente em termos de serviços nestes segmentos durante a Sul Trade Summit 2013. O segundo maior evento do setor no país chega à sexta edição em Itajaí, de 11 a 13 de setembro.
Gigantes do transporte, como Hamburg Süd e Aliança, Conexão Marítima, Ilog e APM Terminals estão entre as empresas que já confirmaram presença no evento.
"Em três dias e em um único lugar, os executivos encontrarão soluções para auxiliá-los na tomada de decisões. A eficiência na produção, na distribuição, na logística e na gestão de suprimentos é determinante para qualquer negócio. É esse universo que vamos discutir em Itajaí. Temos mais de 50% do PIB do Brasil sendo produzido ou transportado nas regiões em que a Sul Trade Summit tem forte influência", explica o CEO da NetMarinha, responsável pela realização e promoção do evento, Ricardo Demasi.
Além da feira de negócios, o diferencial do evento é o Fórum NetMarinha, com debate sobre as principais questões que envolvem o setor, como fornecimento de produtos e serviços para grandes marcas, operadores logísticos, entidades que defendem os usuários dos portos, comércio exterior e meio ambiente. A novidade este ano são os cursos técnicos práticos e com certificado com módulos sobre a captação de clientes e fornecedores no exterior, participação em feiras com resultados, exportação e Drawback.

A Fundação Utramig, o Centro de excelência para o Desenvolvimento do Ser Humano (Academia BC) e a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) com a interveniência da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), firmaram parceria para qualificar profissionais na área de Ensaios Não Destrutivos (END). O programa tem como meta a formação de 50 profissionais com a oferta de treinamentos teóricos e práticos, bem como a certificação de 25 trabalhadores na área.

 

O objetivo é implantar em Minas Gerais o programa piloto de formação técnica de profissionais em END para atender a indústria mineira em diversos setores como o siderúrgico, automobilístico, metal-mecânico e bens de consumo. “Trata- se de um projeto inovador, estou convicto de que a partir desta parceira nascerão vários outros projetos como este” disse o diretor executivo da Abendi, João Augusto Conte.

 

A implantação dessa formação profissional técnica diferenciada é voltada a suprir a crescente demanda da indústria mineira e antecipar cenários de desenvolvimento. Minas Gerais possui o segundo maior parque industrial do país e as principais indústrias que atuam no estado utilizam END em seus processos. Para o Superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho da SETE, Bruno Magalhães, o projeto capacitará cidadãos que alcançarão postos de emprego de qualidade com rapidez, gerando produtividade e riqueza para Minas.

 

O presidente da Utramig, José Murilo Resende, ressalta que no Brasil há uma enorme escassez de profissionais nessa área, e algumas empresas nacionais têm que recorrer á contratação de pessoas qualificadas em outros países. O curso deverá estar disponível aos profissionais e à indústria até o final de 2013.

 

 

Ensaios Não Destrutivos

 

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção em vários setores industriais, como por exemplo, o de petróleo e gás, petroquímico, aeroespacial, siderúrgico, mineral, naval, automotivo, e que estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para reduzir os custos e aumentar a competitividade da indústria.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22