Petrobras

Usina Termelétrica de Três Lagoas completa 20 anos

Ativo Termelétrico da Petrobras na região Centro-Oeste contribui para a segurança energética e para ampliação do uso das fontes de energia renovável intermitentes no Sistema Elétrico Brasileiro

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
02/04/2024 17:14
Usina Termelétrica de Três Lagoas completa 20 anos Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 63

A Usina Termelétrica de Três Lagoas (MS) completa 20 anos nesta terça-feira (2/4). Ao longo desse tempo, a UTE gerou cerca de 19,5 milhões de MWh, suficientes para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes por mais de 11 anos. A usina está ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, em conjunto com o parque gerador da Petrobras, tem um papel relevante na segurança energética do país, complementando as fontes de energia renováveis.

O projeto de construção da usina foi planejado em duas fases, sendo a primeira iniciada em 2001 e concluída em sua inauguração, em 2 abril de 2004, com o funcionamento de quatro turbogeradores a gás operados em ciclo simples, com uma potência total de 252 MW. A região passou a ser exportadora de energia elétrica, em um momento em que o Brasil passava por fortes restrições hídricas.

Em 2010, na segunda fase, a usina ganhou quatro caldeiras recuperadoras e dois turbogeradores a vapor, aumentando sua potência de 252MW para 368MW.  A conclusão dessa fase proporcionou um ganho de eficiência de 34% para 47%, mantendo o consumo de gás, aproveitamento da conversão do poder calorífico da queima do gás natural em energia elétrica.

Desde o início de sua operação, em 2004, a usina desenvolve programas de monitoramento e gerenciamento ambiental de emissões atmosféricas, qualidade do ar, fauna, flora, efluentes, ruídos, educação ambiental e responsabilidade social. "A Usina Termelétrica de Três Lagoas contribui de forma decisiva para a Transição Energética Justa, tanto pelo desenvolvimento econômico regional quanto pela segurança energética necessária para a expansão das fontes energéticas renováveis intermitentes no Sistema Elétrico Brasileiro", explica o gerente geral de Unidades Termelétricas da Petrobras, José Augusto Silva Machado.
 
Economia local e responsabilidade social
 
A UTE Três Lagoas conta, atualmente, com um efetivo de mais de 180 pessoas. Visando estimular a economia da região, a usina atuou em parceria com o Sebrae no período de 2010 a 2018 para o desenvolvimento e a capacitação de fornecedores da cidade para atender as necessidades do ativo, estimulando a economia local e o relacionamento com as comunidades. A usina também atua em projetos sociais nas áreas de qualificação profissional de jovens e adultos, inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de ações voltadas ao esporte e capacitação de educadores. Entre essas iniciativas, está o Projeto Gerando o Futuro, uma parceria desde 2011 com a Missão Salesiana do Mato Grosso, que oferece iniciação profissional de adolescentes e qualificação profissional de jovens e adultos.
 
Outra ação é com o Centro de Referência Esportiva e Educacional – parceria desde 2014 com o Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento - CINTERCOOP – que trabalha a inclusão e o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de ações voltadas ao esporte e também na capacitação de educadores.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19