Evento

Ultragaz participa do evento Liderança Verde Brasil Expo

Governo Federal sanciona a PL do Combustível do Futuro em evento que reúne as principais alternativas para impulsionar transição energética no país.

Redação TN Petróleo/Assessoria Ultragaz
08/10/2024 13:03
Ultragaz participa do evento Liderança Verde Brasil Expo Imagem: Divulgação Visualizações: 655 (0) (0) (0) (0)

Para celebrar a assinatura oficial da PL do Combustível do Futuro, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Governo Federal realizam a feira Liderança Verde Brasil Expo, em Brasília (DF), nesta terça-feira (8). A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, é uma das participantes do evento, apresentando soluções para impulsionar a transição energética na indústria e nos lares brasileiros. A companhia está protagonizando a interiorização do biometano no mercado nacional e foi pioneira no desenvolvimento e distribuição do bioGLP.

"A Ultragaz liderou a transformação energética do Brasil ao introduzir o gás liquefeito de petróleo (GLP) em larga escala, transformando o setor energético do país há 87 anos. A estratégia de negócios da companhia segue centrada em protagonizar uma transição energética justa e acessível, impulsionada pela combinação das diversas soluções de energia renovável disponíveis no país, como o biometano e o inovador bioGLP. Não podemos esquecer também do GLP, um combustível de queima mais limpa do que o carvão e a lenha e altamente estratégico no combate à pobreza energética no Brasil", afirma Tabajara Bertelli (foto), presidente da Ultragaz.

A Ultragaz segue diversificando seu portfólio de soluções e trabalhando para acelerar a transição energética no setor privado brasileiro. Pensando nesse cenário, a companhia colabora de forma estreita com a indústria nacional, oferecendo alternativas que promovem a distribuição de energias mais limpas.

Com mais de oito décadas de experiência e infraestrutura consolidada, a empresa é fornecedora de biometano para grandes companhias brasileiras, como Nestlé, PepsiCo e Iconic, que já contam com o apoio da Ultragaz em suas jornadas de descarbonização e no cumprimento das metas ESG. De origem certificada e qualidade garantida, o biometano da Ultragaz segue as resoluções da ANP. O energético tem seu volume reduzido em aproximadamente 250 vezes, o que favorece sua escalabilidade e transporte para diversas regiões do Brasil, sobretudo no off-grid (fora da rede de dutos), aproveitando a capilaridade da rede de distribuição da Ultragaz.

A companhia também tem investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento de novas fontes de energia, como o caso do bioGLP. O combustível é uma alternativa renovável que promete não apenas diversificar a matriz energética, mas também reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O bioGLP tem características de queima semelhantes à do GLP convencional e é facilmente adaptável, já que se utiliza da mesma estrutura de transporte e de uso do GLP.

A produção foi resultado da longa caminhada de pesquisa e desenvolvimento da Ultragaz e da parceria estratégica com a Refinaria Riograndense (RPR), marcando mais um movimento importante da companhia no processo de transição energética vivido no Brasil. A empresa, que sempre esteve na vanguarda dos movimentos de transformação, trazendo a primeira chama de GLP para os lares brasileiros, agora escreve um novo capítulo ao liderar o desenvolvimento e a adoção do bioGLP.

Para reforçar o compromisso com o apoio à indústria brasileira, a Ultragaz acelerou sua entrada no Mercado Livre de Energia em 2024 por meio de sua estratégia de aquisições. Com isso, a Ultragaz passa a atender clientes de alta tensão, especialmente pequenos e médios negócios, aproveitando as oportunidades geradas pela abertura do Mercado Livre de Energia, no início deste ano.

Ainda como parte dos investimentos na expansão no setor de energia elétrica, a Ultragaz também passou a fazer parte do mercado de energia por meio de geração distribuída, com a solução Ultragaz Energia Inteligente. Este serviço oferece aos consumidores finais acesso direto a energias renováveis por meio da modalidade de Geração Distribuída, sem a necessidade de investimento em infraestrutura.

Programa Gás para Todos e o combate à pobreza energética

No contexto brasileiro, o GLP continua a ser uma solução essencial, já que ainda hoje, cerca de 14 milhões de famílias (IBGE) ainda utilizam lenha ou carvão para cozinhar, gerando impactos negativos à saúde e ao meio ambiente. Como uma fonte de energia de queima limpa, o GLP é um energético importantíssimo no combate à pobreza energética no país, garantindo uma transição energética mais segura, justa e inclusiva. O GLP se destaca nesse contexto por sua facilidade de transporte, que permite a distribuição em todas as regiões do Brasil por meio da vasta rede de distribuição da Ultragaz.

"A Ultragaz reconhece o potencial de crescimento no consumo do GLP e vê no programa "Gás para Todos" uma iniciativa essencial para uma transição mais justa em todo o Brasil. Existem desafios a serem contornados, mas confiamos no avanço das tratativas para que o GLP possa ser adotado em mais aplicações, o que deve ajudar não apenas a democratizar o uso desse energético, como também acelerar as metas de descarbonização na economia do país", diz Tabajara Bertelli.


SOBRE A ULTRAGAZ - A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, tem como propósito usar a energia para mudar a vida das pessoas. Com o compromisso de oferecer serviços inovadores a todos os clientes, quando e onde precisarem, hoje atende mais de 11 milhões de famílias e 60 mil empresas, em 22 estados e no Distrito Federal.

Ao longo de mais de 87 anos, a empresa é protagonista da transição energética no país e investe em infraestrutura, capilaridade, inovação e no empreendedorismo de mais de 6 mil revendas Ultragaz e 44 bases operacionais.

As práticas de sustentabilidade e ESG estão presentes em todas as áreas da Ultragaz, por meio de tecnologias e soluções que resultam em baixo impacto ao meio ambiente e benefícios à sociedade. A companhia também aposta cada vez mais na transformação digital, aprimorando a experiência de compra do consumidor.

A companhia faz parte da holding Ultrapar, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, com atuação na distribuição de combustíveis (Ipiranga), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e soluções logísticas integradas (Hidrovias).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21