COP30

Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Portos e Aeroportos

Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Portos e Aeroportos.

Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
13/11/2025 11:15
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Portos e Aeroportos Imagem: Divulgação MPor Visualizações: 101

A Transpetro foi reconhecida, na tarde desta quarta-feira (12/11), com o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade, distinção máxima concedida de forma pioneira pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), por sua atuação alinhada aos princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ASG). A entrega do selo ocorreu no Parque da Cidade, em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

O reconhecimento foi resultado da adesão da companhia ao Pacto pela Sustentabilidade, iniciativa do Ministério que estimula boas práticas de ASG no setor de infraestrutura logística. O selo destaca empresas que demonstraram excelência em ações voltadas à descarbonização, inclusão social, transparência e responsabilidade socioambiental.

"Esse reconhecimento reforça o compromisso da Transpetro com uma atuação ambientalmente responsável e conectada às expectativas da sociedade. Estamos alinhados às ações globais de sustentabilidade e seguimos investindo em inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades onde atuamos", afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

Para Raildo Viana, gerente executivo de SMS, a obtenção do selo, durante a COP30, ganha um significado especial.

"Neste momento em que as pautas ASG estão no centro da agenda global, essa importante chancela destaca que a Transpetro segue as melhores práticas corporativas, com um pacote robusto de ações tangíveis", ressalta.

Processo de concessão

Participaram da edição inaugural 63 empresas dos setores portuário, aeroportuário e hidroviário. O processo de avaliação dos participantes envolveu o detalhamento de ações com metas mensuráveis e a apresentação de um relatório consolidado que comprovasse iniciativas em diferentes temáticas, como promoção de diversidade, integridade empresarial, gestão de resíduos e economia circular.

Quanto mais compromissos assumidos e comprovados, maior o grau do selo concedido pelo MPOR. Entre as categorias, estão Bronze, Prata, Ouro e Diamante, sendo esta última a mais elevada. Além do reconhecimento público, as empresas que obtêm o selo passam a contar com benefícios adicionais concedidos pelo Ministério, como prioridade no financiamento de projetos por meio do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), atribuição de critério de desempate em processos de concessão e licitação e priorização em processos administrativos do próprio Ministério.

Durante a COP30, a Transpetro participa do evento com a exposição "O Caminho da Energia", aberta à visitação pública até 23 de novembro, no Fórum Landi, no centro histórico de Belém. A mostra apresenta, de maneira interativa, como as operações da companhia estão evoluindo para serem mais seguras, eficientes e sustentáveis. O espaço também traz as 15 imagens vencedoras do Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, iniciativa do Instituto Limpa Brasil com a Transpetro. Mesas de debate e sessões de cinema do Cine Transpetro completam a lista de atrações.

Sobre a Transpetro - Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.