Mercado

Transpetro procura fornecedores no Estado

Apesar de ser um grande comprador de produtos e serviços, a Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pela área de logística, tem encontrado dificuldades em encontrar fornecedores em diversos segmentos no Paraná. A demanda da companhia, apresentada

Jornal do Estado/ BemParaná
28/07/2010 16:23
Visualizações: 491 (0) (0) (0) (0)
Apesar de ser um grande comprador de produtos e serviços, a Transpetro, subsidiária da Petrobrás responsável pela área de logística, tem encontrado dificuldades em encontrar fornecedores em diversos segmentos no Paraná. A demanda da companhia, apresentada ontem em uma reunião da Câmara de Petróleo e Gás do Paraná, vai de serviços simples, como o transporte da mudança de funcionários, ao fornecimento de embarcações. O problema é que ela precisa ser atendida através de um sistema de licitações criterioso e cujas exigências muitas vezes espantam pequenos e médios fornecedores.
 
 
 
“Existem algumas demandas que historicamente são difíceis de preencher. Sabemos que fornecer para a Transpetro é preciso o cumprimento de diversos critérios, mas a maioria deles são simplesmente exigências legais”, explicou o coordenador da Transpetro – Sul Jorge Francisco Koenig durante a reunião da Câmara, que é articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Um dos exemplos citados pelo executivo foi o contrato de fornecimento de refeições para a unidade da Transpetro em Paranaguá. Por ser um número pequeno de funcionários que trabalham 365 dias por ano, o contrato não chama muito a atenção das empresas locais. “Tentamos melhorar as condições para os fornecedores agregando ao contrato o fornecimento de lanches e café, mas mesmo assim continua difícil”, contou Koenig.
 
 
 
As dificuldades em encontrar fornecedores englobam serviços simples, como transporte, aluguel de veículos, instalação de telas contra pombos, limpeza de caixas d’água e manutenção de ar condicionado. Há também demandas mais complexas, como a manutenção de embarcações e motores, equipes de mergulho, usinagem de peças e aluguel de plataformas elevatórias. Todas essas necessidades da Transpetro são uma oportunidade para pequenas e médias empresas interessadas em contratos que servem como um cartão de visitas de peso. Isso porque a empresa, assim como a Petrobras, é bastante exigente.
 
 
 
O sistema de cadastro de fornecedores da Transpetro é dividido em duas grandes áreas, uma para contratos curtos e outra para os longos. Os dois exigem o preenchimento de cadastros online e a apresentação de documentos como certidões negativas. As empresas são chamadas quando há alguma licitação em sua área de atuação e podem apresentar propostas pela internet. O fornecimento é condicionado ao cumprimento de normas técnicas, leis trabalhistas e avaliação dos riscos aos quais os funcionários serão expostos.
 
 
 
Esta foi a quarta reunião da Câmara de Petróleo e Gás, que começou a ser articulada pela Fiep há seis meses. Ela já trouxe a Curitiba executivos da Petrobras e especialistas na área de crédito. Foram criados cinco grupos de trabalho que estão debatendo propostas para que o Paraná participe do desenvolvimento da cadeia de fornecimento à indústria do petróleo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
Negócio
PetroReconcavo conclui a compra de 50% dos ativos de mid...
01/10/25
PD&I
Brasil tem capacidade de desenvolver tecnologia própria ...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Evento
Setor de Energia entra na "era inteligente" com IA integ...
30/09/25
Documento
Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais 2026–2035...
30/09/25
Premiação
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Refino
Produtoras e distribuidoras de combustíveis montam força...
29/09/25
Evento
Agenda da ABPIP em Brasília reforça urgência de ajustes ...
29/09/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro recua 3,02% e hidratado cai 0,20%
29/09/25
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Aviação Sustentável
Embraer avança em estudos com SAF após aquisição do bioc...
25/09/25
Pessoas
Roberta Becker é a nova diretora de Marketing da Copa En...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
ABIMAQ
Inteligência ambiental: ABIMAQ reúne lideranças para deb...
24/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23