Energia Elétrica

Transformadores terão selo indicador de consumo

Jornal do Commercio
02/06/2009 06:51
Visualizações: 713 (0) (0) (0) (0)

A partir de hoje, os transformadores usados nas redes de distribuição elétrica do País terão uma etiqueta indicando o grau de consumo de energia do aparelho. O selo de eficiência dos transformadores será lançado durante a Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação, que ocorre em São Paulo.

 

O uso do selo é uma iniciativa de um grupo de indústrias do setor, que representam 90% dos fabricantes desse tipo de transformadores no País. De acordo com o analista da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Rodrigo Sarmento Garcia, a intenção é diferenciar os fabricantes no mercado.

 

"Existem no mercado fabricantes sérios, que investem em tecnologia e qualidade em seus produtos, que estão concorrendo com os piratas que compram equipamentos velhos, pintam esses equipamentos, falsificam laudos e vendem como novos", afirmou. Segundo ele, a adoção voluntária do selo é o primeiro passo para a adoção de padrões mínimos de eficiência energética dos transformadores, como já existe para os aparelhos elétricos usados no Brasil.

 

A expectativa da indústria é que em dois anos o governo federal regulamente a fabricação dos transformadores. O ganho é muito importante porque as perdas técnicas que existem no sistema de distribuição são rateadas com a sociedade. "Todos pagam por isso, as indústrias, os consumidores residenciais, todos que consomem energia pagam por essas perdas", disse.

 

 

Os padrões mínimos de eficiência serão definidos a partir de estudos técnicos e de uma base de dados que estão sendo organizados pelas indústrias do setor, coordenadas por um grupo de técnicos da CNI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Eletrobrás, do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da Associação Brasileira da Indústria Eletro- Eletrônica (Abinee) e do Ministério de Minas e Energia.

 

O chefe do Departamento de Projetos Corporativos da Eletrobrás, Ronaldo Lourenço, disse que a comercialização de equipamentos de baixa qualidade e baixo custo é uma ameaça de concorrência predatória e prejudica também o setor elétrico. "Temos que evitar que empresas que produzem ou importam equipamentos de baixa qualidade entrem no mercado. Se não, eles colocam o preço lá embaixo e isso é péssimo para o sistema elétrico", avaliou.

 

Ele afirmou ainda que o uso de transformadores recondicionados causa impacto no preço da energia. "Quando tivermos esses transformadores com etiqueta indicando o grau de consumo do aparelho, isso deve reduzir o desperdício de recursos e o custo da energia para o consumidor final vai baratear", disse.

 

Segundo Lourenço, além de regulamentar os padrões mínimos de eficiência energética para os transformadores de distribuição, o objetivo no futuro é adotar o selo de eficiência energética para mais equipamentos, como transformadores de potência, disjuntores e capacitores de potência.

 

De acordo com a CNI, a indústria brasileira tem condições técnicas para produzir transformadores 30% mais eficientes que os disponíveis no mercado. Atualmente, existem cerca de 2,5 milhões de transformadores instalados nas redes de distribuição de energia do País.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.