<P>O Terminal de Passageiros do Porto de Santos irá contar com um esquema reforçado para atender as cerca de 21 mil pessoas que devem passar pela estação no próximo dia 17, quando haverá inédita escala de seis transatlânticos no cais santista. São eles o MSC Armonia, Grand Mistral, Blue Dre...
A Tribuna - SPO Terminal de Passageiros do Porto de Santos irá contar com um esquema reforçado para atender as cerca de 21 mil pessoas que devem passar pela estação no próximo dia 17, quando haverá inédita escala de seis transatlânticos no cais santista. São eles o MSC Armonia, Grand Mistral, Blue Dream, Grand Voyager, Sky Wonder e o Costa Fortuna, que, na prática, devido a seu porte, “equivale a 2,5 navios”, afirma o responsável pela Alfândega na atual temporada, o auditor fiscal Elias Carneiro.
A operação naquela data servirá de teste para a movimentação de passageiros prevista para o sábado seguinte, dia 24, quando o porto receberá sete navios de cruzeiros.
Segundo Carneiro, no dia 17, o efetivo da Aduana - responsável pela fiscalização das bagagens - irá aumentar em quase um homem por navio.
O número, “em dias normais” é de 1,5 servidor por navio mas, no próximo dia 17, essa proporção será de 2,33. Não à toa, lembra Carneiro. Naquele dia, serão iniciados os cruzeiros de Carnaval. Nos últimos anos, em algumas viagens, foram registrados altos indíces de apreensão de entorpecentes.
“De saída, teremos um dia muito crítico”, avisou Carneiro, que na última quinta-feira coordenou uma reunião com autoridades e agências marítimas para definir a estratégia operacional das escalas.
A Polícia Federal (PF), por exemplo, irá aumentar em 100% seu efetivo, passando a trabalhar com cerca de dez homens. O agente da PF responsável pela temporada no cais, Alexandre de Almeida, justificou: “Onde há aglomeração de pessoas, há risco de confusão”.
Almeida ainda lembrou que o Blue Dream fará uma escala em Buenos Aires (Argentina). Os cerca de 1.500 passageiros que irão iniciar cruzeiro no navio, no dia 17, só poderão embarcar com o passaporte ou o RG original. “É importante lembrar isso porque, sempre que há embarque em um navio que fará escala em outro país, deixam de viajar entre cinco e oito pessoas, por falta de documentação adequada”.
A Polícia Militar (PM) também irá reforçar o contingente de pessoal, além de utilizar o helicóptero Águia que ficará sobrevoando o complexo turístico. A PM irá destacar quatro cães para o dia, sendo dois farejadores e dois de ataque.
No âmbito apenas operacional, a Guarda Portuária (Gport) irá aumentar entre 20% e 30% o volume de pessoal, orientando o tráfego nas proximidades do Terminal. De acordo com o chefe do Policiamento de Trânsito da Gport, Wagner Cardinal, a Codesp estuda também alterações no sistema viário para acesso à instalação, mas essas mudanças só devem ser definidas na próxima semana. A expectativa é de que, no dia 17, entre 300 e 400 ônibus se dirijam ao terminal. O montante de carros particulares pode chegar a três mil.
Na reunião da última quinta-feira ficou acertada uma pré-organização dos locais de atracação dos navios no Porto de Santos. Segundo o responsável pelo posto da Alfândega no terminal, Elias Carneiro, o grupo irá solicitar oficialmente à Codesp que libere as atracações no cais dos armazéns 16 a 26, de forma a evitar a utilização do cais dos Armazéns 30, 31 e 32.
Nestes, os ônibus que transportam os passageiros até o navio (no embarque) ou ao Terminal (no desembarque) têm de percorrer a área externa do porto, geralmente congestionada. “A idéia é evitar que os ônibus entrem no congestionamento do porto e possam percorrer o cais para buscar os passageiros”, explicou Elias. Os cais dos Armazéns 26 e 30 são de uso privativo, por isso a necessidade do desvio dos ônibus.
Caso a Codesp não aprove o pedido das autoridades, a disposição dos navios ficará assim: o Costa Fortuna irá atracar às 5 horas no cais do Armazém 23, com desembarque previsto para às 7 horas; o MSC Armonia, no cais do Armazém 31, atracando às 5h30 e com desembarque previsto para as 7h30; o Blue Dream irá chegar às 6 horas e atracar no cais do 25, com previsão de começar a descida dos passageiros uma hora depois; o Grand Voyager deverá encostar às 7h30 no cais do Frigorífico, iniciando desembarque meia hora depois; o Grand Mistral irá atracar às 6h30 no cais do 31, devendo iniciar o desembarque às 8h30; e, finalmente, o Sky Wonder deverá atracar no cais do 30 às 8 horas, iniciando o desembarque às 10h30.
O arranjo logístico também está definido. O desembarque dos passageiros do MSC Armonia será realizado pelo salão Verde - anexo ao Armazém 25, localizado entre o Armazém Frigorífico e o estacionamento de carros da Concais (empresa que administra o complexo turístico).
Já o desembarque no Costa Fortuna, o gigante desta temporada, com capacidade para cerca de 3.500 turistas, será feito no salão Laranja, localizado no Armazém Frigorífico, ficando, assim, isolado da operação dos outros navios.
As outras quatro embarcações irão utilizar o salão Amarelo para desembarcar seus passageiros. A instalação fica dentro do Armazém 25, contígua ao saguão de espera.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco
22