O Tecon Salvador recebeu neste fim de semana uma grande descarga de sulfeto de sódio destinado à nova planta da Suzano Papel e Celulose no Maranhão. A unidade está prevista para ser inaugurada ainda este ano.
Foram desembarcados no sábado (28) 120 contêineres, totalizando três mil toneladas do composto químico, que será utilizado como parte da matéria-prima para fabricação de papel em uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo.
O terminal da capital baiana foi escolhido por oferecer as condições necessárias para receber a carga, categorizada como “controlada” pelo Exército brasileiro. Segundo o diretor Demir Lourenço, o Tecon Salvador foi o único do Nordeste a contar com o Certificado de Registro exigido pela legislação R-105 sobre a fiscalização de produtos controlados.
“Concorremos com grandes portos, como Suape, Pecém e Itaqui, porém somente o Tecon Salvador atendia aos critérios e estava certificado pelo Exército para o recebimento desse volume de sulfeto de sódio”, afirma Lourenço.
Essa é a primeira vez que a Suzano utiliza os serviços do terminal. Com esse volume de sulfeto de sódio, proveniente da China, será possível realizar o start-up da planta, que terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano para exportação.
O Tecon Salvador está preparado para receber essa e outras cargas químicas. Só no primeiro semestre, cerca de 90 mil toneladas de químicos foram importadas pelo terminal soteropolitano, entre eles carbonato de bário, parafina, corante e fosforo amarelo.