Um dos maiores navios transportadores de commodities do mundo, o Berge Everest, operado pela mineradora brasileira Vale, atracou no porto de Dalian, na China pela, primeira vez, após o país se recusar a receber essas embarcações, o que causou um atraso de mais de seis meses.
A informação foi confirmada por T.S. Ang, um executivo técnico da BW Fleet Management, em Cingapura, segundo noticiado hoje pela agência Bloomberg. O navio partiu do Brasil no começo de novembro, carregado de minério de ferro.
A BW Group vai operar quatro navios para a Vale. A mineradora investiu mais de US$ 8,1 bilhões nos supernavios, apelidados de Valemax, incluindo a compra de 19 carregadores de minério de ferro de grande porte e o aluguel de mais 16 em contratos de longo prazo. A medida é uma tentativa de reduzir os gastos com o transporte do minério produzido no Brasil para a China, que é o maior mercado da Vale.
O Berge Everest foi construído pela Bohai Shipbuilding Heavy Industry e tem quase 360 metros de comprimento, pesando aproximadamente 400 mil toneladas.