Portos

Suape consolida indústria naval

A missão europeia do projeto Suape Global rendeu a vinda de quatro empresas espanholas da área naval (Electro Rayma, Gabadi, Grupo Indasa e Tecnymo) e a confirmação da geração de 1.180 empregos diretos para os pernambucanos. Em entrevista coletiva concedi

Folha de Pernambuco
26/05/2010 15:36
Visualizações: 789

A missão europeia do projeto Suape Global rendeu a vinda de quatro empresas espanholas da área naval (Electro Rayma, Gabadi, Grupo Indasa e Tecnymo) e a confirmação da geração de 1.180 empregos diretos para os pernambucanos. Em entrevista coletiva concedida ontem, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, afirmou que algumas das indústrias ditas auxiliares têm uma grande demanda, inclusive do Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

 

 

“O Estado entrará com os benefícios fiscais, como o Prodinpe (Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e de Mecânica Pesada Associada do Estado de Pernambuco), mas devemos cobrar pelo uso do terreno”, disse Bezerra Coelho. A comitiva do Suape Global esteve formada por empresários e autoridades da administração de Suape e fez visitas empresariais em Londres e na Espanha, tendo participado, na cidade espanhola de Vigo, da Navalia, a maior feira da indústria portuária da Europa.

 

 

Segundo Luis Cortiso, que ficará responsável pelo escritório comercial da Associación Cluster Naval Gallego em Pernambuco (Aclunaga), as quatro empresas devem ter investimentos da ordem de 10 milhões de euros e a mão de obra tende a ser pernambucana, havendo contatos para a capacitação de pessoal com o Simmepe (Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco). “Acredito que até o fim do ano essas indústrias auxiliares estejam em operação, pois a estrutura é apenas o galpão e a tecnologia”, explicou. A Aclunaga entra em operação até julho e irá congregar as 192 industrias da Galícia, tendo abragência nacional. A Electro Rayma responde por instalações elétricas, equipes de navegação e automação, oferecendo serviços em engenharia eletrônica industrial e da comunicação, fabricação, instalações e montagens, manutenção e energias renováveis. A Gabadi é do setor de engenharia básica e equipamentos em geral, carpintaria e marítima. Faz desenho industrial e mobiliário. Tratamento de superfícies, limpeza e instalação de andaimes e outros meios de elevação são as atividades da Indasa.

 

 

Enquanto isso, a Tcnymo repara e constrói aço e prearmamento. Fabrica e monta tubulações, executa serviços industriais como montagem, manutenção, reparação e construção naval, obras civis, industriais e metal mecânica. Vale lembrar que 80% da fabricação de um navio corresponde ao trabalho das indústrias auxiliares.

 

 

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco/PAULO MARINHO  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.