Combustíveis

Sinopec e TotalEnergies assinam acordo para produção sustentável de combustível de aviação

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/04/2024 10:01
Sinopec e TotalEnergies assinam acordo para produção sustentável de combustível de aviação Imagem: Divulgação Visualizações: 1411 (0) (0) (0) (0)

O presidente da Sinopec, Ma Yongsheng, elogiou o esforço conjunto como um passo crucial, observando: "com a integração da tecnologia especializada de biocombustível para aviação (SRJET) da Sinopec e nossa dedicação em melhorar a qualidade e a eficiência de nossos ativos, juntamente com o papel de liderança da TotalEnergies na produção de SAF na Europa, estamos bem equipados para fornecer soluções verdes e de baixo carbono de qualidade superior em todo o mundo."

A China Petroleum & Chemical Corporation (HKG:0386, "Sinopec") assinou um acordo preliminar (HoA) histórico com a TotalEnergies em Pequim, embarcando em uma joint venture para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) de óleos descartados de uma das refinarias da Sinopec. A parceria visa atingir uma capacidade de produção anual de 230.000 toneladas, sendo a nova linha de produção cooperada por ambas as entidades.

Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies expressou entusiasmo com a parceria com a Sinopec, um importante player na indústria de refino global, para fabricar SAF na China e estabelecer uma cadeia de valor sustentável de combustível de aviação. "Este projeto é fundamental para a estratégia de transformação da TotalEnergies que visa apoiar os esforços de redução da pegada de carbono do setor da aviação. A empresa estabeleceu uma meta ambiciosa de produzir 1,5 milhão de toneladas de SAF anualmente até 2030."

Durante anos, a Sinopec tem se dedicado a promover o desenvolvimento da indústria de biocombustíveis para aviação na China. O biocombustível para aviação é classificado como SAF produzido a partir de recursos renováveis, oferecendo até mais de 50% de redução nas emissões de CO2 ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com combustíveis convencionais à base de petróleo. Em 2009, a Sinopec desenvolveu com sucesso a sua tecnologia de produção de biocombustível para aviação, garantindo direitos de propriedade intelectual, seguidos pela produção de biocombustíveis qualificados para aviação pela primeira vez em dezembro de 2011. Abril de 2013 marcou voos de teste bem-sucedidos no Aeroporto Hongqiao de Xangai; voos comerciais entre Xangai e Pequim foram realizados em 2015; voos transoceânicos entre Pequim e Chicago ocorreram em 2017, tornando a China o primeiro país asiático e o quarto a nível mundial a possuir capacidades internas de desenvolvimento de tecnologia de biocombustível para aviação.

Em maio de 2022, as instalações inaugurais de biocombustível de aviação em escala industrial na China iniciaram a produção piloto na Zhenhai Refining & Chemicals, alcançando a primeira certificação global de aviação sustentável baseada em biomassa RSB da Ásia no final daquele ano, seguida pela obtenção de certificados de aeronavegabilidade para biocombustíveis produzidos em larga escala domesticamente em setembro.

No dia da assinatura do acordo de cooperação em combustível de aviação com a TotalEnergies, a Sinopec também assinou um memorando de entendimento com o Ministério do Comércio da Tailândia em Bangkok, visando melhorar ainda mais a promoção de produtos e colaborações de expansão de mercado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.