Investimento

Siemens, BG Brasil e EMC Computer Systems Brasil estarão no Parque Tecnológico do Rio

As multinacionais Siemens, BG E&P Brasil e EMC Computer Systems Brasil venceram a concorrência, na última terça (7), para ocupar os últimos terrenos disponíveis para construção de centros de pesquisa e desenvolvimento no Parque Tecnológico do Rio. O projeto terá ainda a participação da Ba

Redação
09/06/2011 09:13
Siemens, BG Brasil e EMC Computer Systems Brasil estarão no Parque Tecnológico do Rio Visualizações: 1312
As multinacionais Siemens, BG E&P Brasil e EMC Computer Systems Brasil venceram a concorrência, na última terça (7), para ocupar os últimos terrenos disponíveis para construção de centros de pesquisa e desenvolvimento no Parque Tecnológico do Rio. O projeto terá ainda a participação da Baker Hughes, FMC Technologies, Usiminas, Tenaris Confab, Halliburton e Schlumberger. Além das três empresas aprovadas, a multinacional V&M do Brasil também participou da licitação.

 

O Parque Tecnológico foi inaugurado em 2003 com o objetivo de estimular a interação entre a universidade - seus alunos e corpo acadêmico - e empresas que fazem da inovação o seu cotidiano. São 350 mil metros quadrados, destinados a abrigar empresas de setores intensivos em diferentes áreas de conhecimento. Com a instalação de centros de tecnologia de importantes multinacionais, o Parque do Rio se confirma como um polo desenvolvedor de tecnologias voltadas, principalmente, para os desafios do pré-sal. 





Para Mauricio Guedes, diretor do Parque Tecnológico do Rio, esses centros de pesquisa completam o ciclo de atração de grandes empresas para o Parque. “As atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação constituem uma das mais importantes vocações do Rio. Chegou a hora de toda a sociedade perceber isto”, afirma Guedes.   

 

O Parque abriga também alguns laboratórios da própria UFRJ – LABOCEANO, NEO, LAMCE-LABCOG, NUTRE e LEAD – que atuam, em conjunto com as empresas, no desenvolvimento de soluções inovadoras nos setores de energia, tecnologia da informação e meio ambiente. Já a futura instalação da Torre da Inovação – que abrigará cerca de 100 pequenas e médias empresas – servirá de apoio para empresas nacionais em busca por novos mercados, e empresas internacionais interessadas em aterrissar em solo brasileiro (Soft Landing Project).

 
Para a Prefeitura do Rio, o anúncio dos novos centros de pesquisa no Parque Tecnológico da UFRJ consolida a cidade como grande polo de atração de investimentos. “A infraestrutura da cidade e a proximidade com o aeroporto internacional fazem toda diferença para as operações de empresas globais como estas que virão para o Parque”, destacou Marcelo Haddad, diretor-executivo da Rio Negócios, a agência oficial de promoção de investimentos da cidade.

 
Para Renata Cavalcanti, subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, “o resultado desta ultima licitação demonstra claramente que se instalar no Parque Tecnológico do Rio virou uma grife. Não temos duvida de que o Rio já é hoje um dos maiores centros mundiais de tecnologia na área de óleo e gás. O Governo do Estado está realizado por participar deste empreendimento, inclusive fazendo parte do Conselho Diretor do Parque da UFRJ”.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.