Redação TN
Patrocínio de cobertura
No primeiro dia do Sergipe Óleo e Gás 2025, autoridades, investidores e profissionais marcaram presença no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, para acompanhar o evento que já se consolidou como uma das principais vitrines do setor energético nacional.
Com mais de 120 expositores e aproximadamente 5 mil participantes, o Sergipe Óleo e Gás reafirma o protagonismo do estado no mapa da energia brasileira. A nova edição do evento destaca a força de uma agenda que reúne empresas operadoras, fornecedoras, universidades, startups e órgãos públicos em torno de oportunidades e soluções para o setor de óleo, gás e transição energética.
A cerimônia de abertura oficial ocorreu na plenária One Energy, com a presença do governador Fábio Mitidieri, do senador Laércio Oliveira, do secretário Valmor Barbosa (Sedetec), da superintendente do Sebrae-SE, Priscila Felizolla, além de outras autoridades, representantes da Petrobras, Carmo Energy, Eneva, IBP, Sebrae, ONIP, instituições financeiras, reguladores e agências estaduais e federais.
Durante o evento, o governador Fábio Mitidieri anunciou importantes avanços para o setor energético no estado. Entre os destaques, ele informou o adiamento do leilão do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap) para o mês de setembro, com o objetivo de ampliar o leque de propostas e garantir maior competitividade. O projeto prevê a exploração de campos de petróleo e gás em águas profundas, com potencial para produção de até 18 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e 240 mil barris de petróleo por dia.
Além disso, o governador anunciou a assinatura de dois contratos estratégicos com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização de estudos técnicos voltados à ampliação da infraestrutura portuária do estado e para o desenvolvimento de políticas de capacitação e geração de empregos locais voltados ao descomissionamento de plataformas offshore. Essas ações reforçam o compromisso do governo com o fortalecimento da cadeia produtiva regional e a atração de investimentos.
“Um evento como esse nos dá a possibilidade de dialogar com os players, de dialogar com o mercado, mostrar o nosso potencial, mostrar por que Sergipe é a bola da vez e, com isso, gerar mais oportunidades para o estado”, afirmou o governador.
Para o senador Laércio Oliveira, a nova edição do Sergipe Óleo e Gás mostra a força da agenda energética sergipana. “É um momento muito especial, uma edição nova, uma edição maior do que a anterior. E isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Mas, acima de tudo, porque Sergipe é uma atração — é um local de desejo do mundo todo, não só do Brasil. Temos emissários de vários países aqui, observando o que está acontecendo em Sergipe e o seu futuro.”
Programação diversificada tendo a energia como foco
A programação do primeiro dia envolveu painéis simultâneos nas arenas ESG, Inovação, Comercial e Técnica. Na plenária principal, o painel de abertura discutiu “Perspectivas e oportunidades para o setor de óleo, gás e transição energética em Sergipe”, com mediação do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). O evento também serviu como ponto de convergência para políticas públicas, ambiente de negócios e desenvolvimento regional.
“Esse evento consolida estrategicamente o governo de Sergipe no futuro energético do país. É uma oportunidade para que entidades, profissionais liberais, sociedade civil, academia, gestores e empresários estejam juntos discutindo o segmento de petróleo e gás”, afirmou Valmor Barbosa, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A Sedetec é o órgão responsável por formular e coordenar políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico, inovação e ciência e tecnologia no estado.
Iniciativas como o Polo Sebrae Onshore, o Espaço ESG e a presença das universidades trouxeram uma abordagem integrada ao tema, conectando inovação, sustentabilidade e geração de renda. “A contribuição do Sebrae, por meio da participação do Polo Sebrae Onshore, está presente na coordenação, curadoria dos temas, em todo o trabalho de benchmark, na identificação de projetos de impacto social, ambiental, de governança e de desenvolvimento territorial”, explicou Aline Lobo, gestora da Unidade de Ambiente de Negócios – Petróleo, Gás e Energia do Sebrae.
A feira de negócios e a rodada de oportunidades reuniram empresas de diferentes regiões do Brasil.“Aqui é uma grande oportunidade de apresentarmos nosso portfólio diretamente para os compradores das empresas. Conseguimos ter uma conversa franca, entender a necessidade dos nossos clientes e oferecer o melhor de forma direcionada”, destacou Juliana Garrido, do setor comercial da Chescoved.
Na sessão técnica, o primeiro dia de programação foi encerrado com apresentações voltadas à busca de soluções para os principais desafios operacionais e tecnológicos da cadeia de óleo e gás.
O Sergipe segue até o dia 25 com uma extensa programação que você pode acessar aqui
Fale Conosco
22