Agência Senado
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse em Plenário, ontem (24), que o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, lhe garantiu que o cronograma de obras da refinaria que a empresa está construindo no Ceará deverá ser antecipado. A construção da nova refinaria de petróleo do estado teria seu término previsto para o ano de 2014, mas deverá ser entregue em 2013. Gabrielli teria argumentado que, dessa maneira, a empresa estaria contribuindo para ajudar o país a vencer a crise econômica internacional. A antecipação do cronograma permitiria a geração de novos empregos e o aumento da riqueza daquele estado.
Inácio Arruda disse, também, que o presidente da Petrobrás garantiu ainda a continuidade das obras do gasoduto que irá permitir o abastecimento de gás para o Ceará. Sérgio Gabrielli se comprometeu, igualmente, com o aumento da pesquisa para exploração de petróleo em águas profundas do estado. Segundo o senador, a Petrobras deverá iniciar perfurações exploratórias em profundidades superiores a 1.400 metros, criando condições para o aumento da produção de petróleo e gás no Ceará.
Outra questão abordada pelo senador Inácio Arruda foi a relativa à redução da jornada de trabalho no Brasil. Ele afirmou que este é um momento propício à medida, uma vez que as novas tecnologias e as técnicas de automação proporcionam essa condição.
- Não tem uma área em que a tecnologia não tenha avançado extraordinariamente - disse Arruda. - Na agricultura, na indústria, no serviço, no comércio, por isso, eu acho que é hora de nós aproveitarmos essa grande oportunidade e fazermos um chamamento aos nossos parlamentares para, juntamente com o movimento sindical, lutarmos para reduzir a jornada de trabalho.
Fale Conosco
21