Porto de Santos

Sem burocracia, comitê combate gargalos

<P>A criação do Comitê de Logística da Codesp em março passado, que encampou como tema principal a resolução dos problemas viários do Porto de Santos, abriu um espaço até então inexistente no complexo. De acordo com técnicos e empresários do cais, o fórum institucionalizou o debate per...

A Tribuna - SP
24/01/2007 00:00
Visualizações: 347 (0) (0) (0) (0)

A criação do Comitê de Logística da Codesp em março passado, que encampou como tema principal a resolução dos problemas viários do Porto de Santos, abriu um espaço até então inexistente no complexo. De acordo com técnicos e empresários do cais, o fórum institucionalizou o debate permanente entre todos os atores - por exemplo, podem participar todas os terminais, e não apenas um representante do grupo -, numa tentativa de buscar soluções conjuntas para minimizar os gargalos logísticos do complexo.

Mais ainda. Os integrantes do Comitê são os próprios funcionários que lidam diariamente com os problemas do porto. Dele participa o gerente de logística de um terminal que administra a chegada de caminhões, e não somente o presidente dessa empresa.

Ao jogar luz sobre essa comunidade, o Comitê expõe os entraves eminentemente técnicos e logísticos, não revestidos de qualquer caráter político e que, como tais, demandam repostas igualmente técnicas.

A avaliação é não apenas do autor da iniciativa, o diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp, Arnaldo de Oliveira Barreto, mas também dos próprios empresários que atuam diretamente no cais santista.

“É como se fosse uma audiência pública”, define o executivo da Autoridade Portuária. ??São cerca de 80 pessoas numa reunião aberta, técnica. A grande vantagem desse Comitê foi, em primeiro lugar, nós todos nos conhecermos. Aí ficou fácil discutirmos os problemas com todos os segmentos, com os secretários das prefeituras, com o Estado, com a Ecovias (concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, o principal acesso rodoviário ao porto), com as ferrovias, com as transportadoras e todos os sindicatos??, afirmou Barreto.

Um novo CAP - A percepção geral é que até a implantação do Comitê, a discussão viária do cais ficava enclausurada em gabinetes numa linha direta entre a Codesp e o Ministério dos Transportes. E, quando levada a fóruns mais formais de discussão, entrava numa pauta muito extensa, permanecendo como mais um item a ser observado.

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP), por exemplo, que debate temas como infra-estrutra, tem uma natureza mais abrangente, conforme descreve a própria Lei 8.630/93, que criou o órgão. Cabe ao CAP, dentre outras atribuições, baixar o regulamento de exploração das áreas do porto, homologar o horário de funcionamento do complexo e opinar sobre a proposta de orçamento do cais.

Para o coordenador do Comitê de Usuários do Porto do Estado de São Paulo (Comus) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), José Cândido Senna, o Comitê e o CAP se complementam, pois têm funções diferentes. “Eu diria que o Comitê de Logística é muito mais fora da estrutura orgânica do porto organizado e muito mais próximo da necessidade de cada ator de buscar reduzir custos nas suas operações. A diretoria do Arnaldo Barreto percebeu a importância de organizar a discussão e acabou de uma maneira não institucional, mais informal, logrando êxito, porque hoje os atores percebem que têm de se entender”, acrescentou Senna.

O representante da Associação Comercial de São Paulo destaca, no entanto: “Devido à própria estrutura orgânica do CAP, alguns blocos - e aí estou me referindo aos CAPs do Brasil de maneira geral - estão representados por pessoas que nem sempre entendem ou defendem os interesses do segmento”. Essa situação já não ocorre no Comitê, enfatizou.

Surgimento - O Comitê de Logística surgiu após um megacongestionamento no porto, em março do ano passado. Lembra Barreto que no dia 13 daquele mês o cais viveu o pior dia de filas, travando as operações no porto. “A fila chegou lá no trevo de Cubatão, entrou pela (Rodovia) Cônego Domenico Rangoni e instalou-se o caos. Chamei meu pessoal, a Guarda Portuária (Gport), e falei: -  vou instalar um comitê aqui e vamos tirar todo mundo para dançar. Todos os atores”.

O cenário do porto à época também não favorecia. “Era preciso fazer algo enquanto não começava a construção da avenida perimetral. Estávamos começando a fazer as pequenas intervenções viárias na Alemoa e o recapeamento do asfalto no Valongo não estava pronto. Ou a gente conversa aqui para programar tudo ou os problemas serão ainda maiores”.

Em poucos dias houve a primeira edição do fórum, criado sem qualquer ato formal, eliminando todo tipo de burocracia tão comumente criticada pelos analistas da estatal.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22