<P>As embarcações, financiadas com recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM), serão construídas no Estaleiro Wilson Sons Comércio Indústria e Agência de Navegação Ltda., localizado no Guarujá (SP). Os navios serão destinados à prestação de serviços a empresas de exploração e p...
Victor AbramoAs embarcações, financiadas com recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM), serão construídas no Estaleiro Wilson Sons Comércio Indústria e Agência de Navegação Ltda., localizado no Guarujá (SP). Os navios serão destinados à prestação de serviços a empresas de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Segundo o BNDES, o empreendimento permitirá a manutenção de cerca de 460 empregos
diretos no estaleiro, durante a construção dos navios. Com isso, o projeto contribui para a formação de mão-de-obra especializada local, dando continuidade à reativação de um segmento com grande capacidade de geração de empregos.
Além de estimular o fortalecimento da indústria nacional de construção naval, o projeto financiado pelo BNDES contribui para incentivar a participação de empresas com embarcações de bandeira brasileira no setor de apoio marítimo.
Com alta tecnologia, as cinco embarcações do tipo PSV (Plataform Supply Vessel) são dotadas de sistema de posicionamento dinâmico, que lhes permite grande grau de manobra e precisão. O PSV é projetado com o objetivo de manter em operação as plantas e os sistemas de exploração, prospecção e produção offshore. Essas embarcações de apoio marítimo são destinadas a realizar tarefas com segurança e rapidez em qualquer condição de mar e, por isso, são dotadas de excelente capacidade de manobra para permitir aproximação às plataformas. Seu sistema de posicionamento dinâmico permite que a embarcação fique fixa numa determinada posição sem se deslocar, o que é de extrema utilidade durante as operações de embarque e desembarque de materiais.
Da mesma forma, os seis rebocadores portuários e oceânicos com propulsão azimutal detêm alta tecnologia, elevado índice de produtividade e segurança, combinados com baixo custo operacional e de manutenção. A tecnologia de propulsão azimutal permite maior performance em manobras e agilidade às operações de atracação e desatracação de
navios.
Os rebocadores serão construídos de forma a atender a todas as normas e regulamentos exigidos pela autoridade marítima brasileira e por órgãos ambientais. Os motores serão de última geração, com tecnologia que alia baixo consumo de combustível com menor emissão de gases para a atmosfera.
Com essas operações, a Saveiros, Camuyrano pretende consolidar posição como prestadora de serviços no mercado de apoio a operações offshore. A empresa é controlada pelo grupo Wilson, Sons de Administração e Comércio Ltda. O estaleiro Wilson Sons foi o primeiro do Brasil a receber a Certificação ISPO 9002, atestada pelo Lloyd`s Register Quality Assurance, tendo como especialidade a construção de rebocadores, supridores (PSVs) e embarcações de médio porte em aço e alumínio, executando também serviços de reparo naval.
Fale Conosco
21