RenovaBio

São Paulo: Zilor conquista certificação no Programa RenovaBio em todas as unidades

Redação/Assessoria
03/02/2020 17:04
Visualizações: 1332

A Zilor Energia e Alimentos (SP), multinacional do setor sucroenergético que produz energia e alimentos, de forma sustentável, a partir da cana-de-açúcar recebeu a certificação para emitir e comercializar Créditos de Descarbonização (CBIOs) no Programa Renovabio, realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A aprovação para as unidades São José (Macatuba/SP) e Quatá (SP) ocorreu na última sexta-feira, 31 de janeiro; a de Barra Grande (Lençois Paulista/SP) já havia recebido a certificação em 27 de janeiro.

A Zilor é a primeira cooperada Copersucar e quinta do País a receber o certificado para comercializar CBIO´s em 2020. As três unidades da multinacional estão entre as oito primeiras usinas do País aprovadas no Renovabio. A certificação é um reconhecimento no contexto da política do RenovaBio e reforça o engajamento da Zilor para evidenciar a sustentabilidade de suas operações em toda a cadeia de valor.

O Programa RenovaBio é uma política de estado para estimular a presença do etanol e de outros biocombustíveis na matriz energética brasileira. A iniciativa visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor de transportes no Brasil, com metas de descarbonização de 11% até 2029. O programa terá uma importante contribuição para o atendimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, sendo pautado em previsibilidade, sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Na prática, cada distribuidor de combustíveis, de acordo com sua participação no mercado, terá obrigatoriedade de adquirir os Créditos de Descarbonização de unidades produtoras de biocombustíveis certificadas dentro do programa. Cada CBIO corresponde a 1 tonelada de carbono que deixa de ir para a atmosfera com a utilização de biocombustível, na comparação com seu correspondente fóssil. Em 10 anos, serão mais de 700 milhões de toneladas de carbono evitadas na matriz de transporte brasileira com o Programa RenovaBio.

"O RenovaBio é fundamental para o setor sucroenergético, porque vai valorizar o benefício socioambiental do etanol, além de garantir a segurança energética do País, incentivar a inovação tecnológica, gerar renda e garantir a previsibilidade de investimentos no setor com visão de longo prazo", afirma o diretor-presidente da Zilor Agroindustrial, Fabiano José Zillo.

De acordo com Zillo, a expectativa é de que a parcela de CBIOs que cada unidade da Zilor terá direito será calculada por meio da quantidade de etanol produzido frente à nota de eficiência energético ambiental da produção. "Quanto menor forem as emissões no processo produtivo, maior será o número de CBIOs disponíveis para a comercialização. Nosso desafio sempre será a eficiência sustentável e a geração de valor, e a nossa missão continua sendo a de produzir energia limpa e renovável e alimentos para o Brasil e o mundo, a partir do aproveitamento total da cana-de-açúcar", conclui Zillo.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.