O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, e o secretário do Departamento da Agricultura das Filipinas, Arthur Yap, assinam hoje (ontem) um protocolo de cooperação técnica para o setor de agroenergia.
O objetivo é difundir e exportar tecnologia no setor. “A pesquisa paulista tem gerado conhecimento, que vamos exportar. No caso da cana, podemos contribuir na difusão do etanol pelo mundo tanto na produção como na sua comercialização e ajudar na sua transformação em commodity”, afirma o secretário.
O termo de cooperação entre o Estado de São Paulo, por meio do Centro de Cana do IAC - Instituto Agronômico, um dos seis institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura, e o Departamento de Agricultura da República das Filipinas, estabelece cooperação científica e tecnológica com assistência mútua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, educação e treinamento pessoal, principalmente.
Hoje, as relações comerciais entre os países apresentam saldo positivo de US$ 221,7 milhões no setor do agronegócio para o Brasil, com uma pauta baseada em fumo não manufaturado, carne bovina e de frango. Para o Estado de São Paulo, maior produtor de cana, açúcar e álcool e também de tecnologia sucroalcooleira, o objetivo é ampliar esta pauta para o setor de agroenergia.