Porto de Santos

Santos recupera embarques de veículos

<P>O Porto de Santos retomou a curva de crescimento na movimentação de automóveis. Entre janeiro e setembro últimos, o cais escoou 186.590 unidades de veículos, um aumento de 16,48% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram embarcados e desembarcados pelo complexo 160,18 mil u...

A Tribuna - SP
14/11/2006 00:00
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O Porto de Santos retomou a curva de crescimento na movimentação de automóveis. Entre janeiro e setembro últimos, o cais escoou 186.590 unidades de veículos, um aumento de 16,48% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram embarcados e desembarcados pelo complexo 160,18 mil unidades.

Os dados constam do relatório de movimentação do cais santista divulgado na semana passada pela administradora do complexo, a Codesp. De acordo com o diretor comercial e de Desenvolvimento da estatal, Fabrizio Pierdomenico, o incremento das exportações de veículos pelo porto já é reflexo da entrada em operação do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), na Margem Esquerda (Guarujá) do porto.

‘‘O fato novo foi a entrada em operação do TEV. Foi a oferta de uma infra-estrutura e de uma superestrutura eficientes, retomando uma carga que já foi nossa e que saiu (do porto) devido a gargalos existentes no porto’’, comemorou Pierdomenico.

Em 2005 foram movimentados 208 mil veículos, 16,5% a menos que o volume escoado em 2004, quando foram embarcados e desembarcados pelo porto 243 mil carros. Entre as montadoras que haviam debandado do porto e agora retornaram está a italiana Fiat, destacou o diretor da Autoridade Portuária.

Ainda segundo os dados da Codesp, o porto movimentou 6,61 milhões de toneladas em setembro último, batendo, novamente, o recorde histórico do mês. Foram exportadas 4,65 milhões de toneladas e importadas outras 1,95 milhão de toneladas no período. Os embarques tiveram, no entanto, queda de 0,9%, na comparação com setembro do ano passado, quando saíram pelo complexo 4,69 milhões de toneladas.

Já a entrada de mercadorias pelo cais santista cresceu em 10,37% no mesmo período, saindo das 1,77 milhão de toneladas de setembro de 2005.

No acumulado de janeiro a setembro, o cais santista já movimentou 65,55 milhões de toneladas, 2,64% a mais que o volume escoado no mesmo intervalo de tempo do ano passado. Com a redução do ritmo das exportações — freadas basicamente pela quebra da safra de soja no início do ano e pelo real sobrevalorizado em relação ao dólar —, a Codesp reavaliou sua projeção para este ano.

A Autoridade Portuária prevê, agora, fechar 2006 tendo movimentado 75,5 milhões de toneladas, ante a marca inicial de 76 milhões de toneladas. ‘‘Estamos reavaliando. Todo mês, com base no acumulado, são feitos ajustes necessários. Num cenário conservador, é isso. Mas até o final do ano pode chegar a 76 milhões de toneladas, num cenário mais positivo’’, explicou Pierdomenico.

‘‘A soja foi o grande motivo’’, adiantou o diretor, referindo-se ao desempenho das exportações da commodity — outrora a principal a ser escoada pelo cais santista. Enquanto os pellets de soja tiveram um aumento de 41,83% quando confrontados os setembros de 2006 com 2005, a soja em grão registrou queda de 47,46% no mesmo espaço de tempo.

Ainda assim, no acumulado do ano, as vendas de pellets de soja pelo cais amargam uma queda de 38,41%. ‘‘Não era previsto. Quando fizemos a projeção, prevíamos crescimento de 5% a 10% neste ano. Provavelmente a gente fecha o ano com queda na movimentação física de soja’’, destacou Pierdomenico.

Ainda na comparação entre os últimos dois meses de setembro, Pierdomenico apontou outras cargas que estão crescendo, contrabalançando o mau desempenho da soja. Dentre elas está o açúcar, com um aumento de 53,17%, e o café, cujas exportações registraram incremento de 35,4%.

Outra mercadoria que teve ótimo desempenho entre os setembros passado e retrasado foi o óleo combustível. Utilizado basicamente para abastecer os navios e não como uma carga embarcada para fins comerciais, o bunker, assim também denominado, teve um crescimento de 46,06% na pauta das exportações pelo porto.

O dado se explica porque o número de escalas de navios tem crescido a cada exercício. Até o final do ano serão aproximadamente 5.600 paradas de embarcações no complexo (mais de 15 por dia), ante as 5.500 do ano passado.

‘‘O Porto de Santos é realmente o grande exportador de bunker, porque quando os navios abastecem aqui, isso entra na pauta como exportação. É interessante para nós porque o óleo combustível tem valor agregado’’, avaliou o executivo da Docas.

Em relação ao álcool, Pierdomenico fez também uma avaliação positiva. Destacou que a tendência é mesmo de as exportações da commodity continuarem numa curva ascendente. Na comparação entre os setembros passado e retrasado houve um crescimento de 38,92% nos embarques por Santos.

Já no acumulado do ano, o incremento nas operações do combustível foi de 51,83%. Em números absolutos, as vendas pelo cais santista saíram de 938,13 mil toneladas em 2005 para 1,42 milhão de toneladas entre janeiro e setembro últimos. ‘‘O Porto de Santos é a grande alternativa para os exportadores de álcool. Não é nem alternativa, é o caminho. Hoje a Alemoa está totalmente dragada e nós caminhamos para o aprofundamento do canal, além da construção de mais dois píeres, por isso é um crescimento sustentável’’, explicou o diretor da Codesp.

Em porcentagem, os vilões do ano são, por enquanto, os pellets cítricos. As vendas externas da carga pelo porto tiveram queda de 53,93% no acumulado de janeiro a setembro. Sorte que em números absolutos a representatividade da commodity é irrelevante no contexto do movimento do cais santista, ficando na casa das 100 mil toneladas.

Movimento de jan./set. de 2006

jan/set-2005 / jan/set-2006 / Dif.  (%)
Total 55.093.758 56.550.620 2,64
Exportação 4.39.136.150 39.161.708 0,07
Importação 15.957.608 17.388.912 8,97

Exportação
jan/set-2005 / jan/set-2006 / Dif.  (%)
Mercadoria jan/set-2005 jan/set-2006 Dif.  (%)
Açúcar (granel/scs) 5.452.804 6.081.139 11,52
Café em grãos 500.039 654.269 30,84
Carnes 632.106 494.702 -21,74
Farelo de soja 2.279.291 1.403.928 -38,41
Soja em grão 6.429.334 6.549.662 1,87
Complexo soja (*) 8.708.625 7.953.590 -8,67
Farelos cítricos 258.234 118.971 -53,93
Sucos (granel/tamb.) 1.213.626 1.280.248 5,49
Diesel e gasóleo 1.506.015 1.193.919 -20,72
Gasolina 512.176 545.452 6,50
Óleo combustível 1.909.477 2.089.379 9,42
Álcool 938.136 1.424.353 51,83

Importação
jan/set-2005 / jan/set-2006 / Dif.  (%)
Trigo 997.575 1.062.646 6,52
Sal 553.854 531.268 -4,08
Adubo 1.862.691 1.365.448 -26,69
Enxofre 1.041.792 1.049.186 0,71
GLP 249.392 303.768 21,80
Soda cáustica 722.962 656.732 -9,16
Amônia 191.124 181.289 -5,15
Carvão 2.278.721 2.487.968 9,18

Importação e exportação — Contêineres
jan/set-2005 / jan/set-2006 / Dif.  (%)
Em Unidades 1.099.184 1.147.829 4,43
Em TEU 1.686.225 1.756.901 4,19
Em Tonelagem 17.636.026 19.000.245 7,74

Navios
jan/set-2005 / jan/set-2006 / Dif.  (%)
Atracados 4.111 4.178 1,63
(*) Soma da soja em farelo e em grãos
Observação: TEU, sigla de Twenty-feet Equivalent Unity, é uma unidade que equivale a um contêiner de 20 pés.
Fonte: Codesp

Fonte: A Tribuna - SP

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