Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e conseqüente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º
Redação/AssessoriaLimitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e conseqüente crescimento econômico no país. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, que será realizado no dia 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR).
O encontro terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.
Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.
“As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio, chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.
O encontro iniciará com o painel Tendências para Tecnologia Diesel, em que João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia de Produtos, da FPT, abordará a demanda tecnológica para motores Diesel. A qualidade do Diesel também está na pauta, com Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault.
A Volvo será representada pelo engenheiro Luis Laffitte Ronconi, que falará sobre o futuro da legislação de emissões nos EUA, União Européia, América Latina e sistemas de diagnóstico no Brasil (OBD). Já a Simrit apresentará as novas tecnologias para componentes de vedação de alta performance, com o engenheiro Edson Medeiros.
Fale Conosco