Maior evento de energia eólica da América Latina será realizado de 22 a 24 de outubro, em São Paulo.
Redação TN Petróleo/Assessoria EchoenergiaA restrição de geração eólica e solar, também conhecida como "constrained-off" será um dos temas discutidos no Brazil WindPower. A 15ª edição do evento será realizada de 22 a 24 de outubro, na São Paulo Expo, na capital paulista.
Os cortes de geração renovável são determinados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), na operação em tempo real do sistema brasileiro. Eles podem ocorrer quando não há capacidade de escoamento da energia - por falta de linhas de transmissão, por exemplo - ou quando a produção supera a carga a ser atendida.
No Brazil WindPower, o assunto será debatido pelo CEO da Echoenergia, Liu Aquino (foto), em um painel no segundo dia do evento (23/10). Na ocasião, o executivo vai abordar os desafios para a indústria e perspectivas para recuperação das empresas diante do cenário.
Desde o ano passado, os limites de escoamento da energia gerada no Nordeste para as demais regiões foram reduzidos em função de uma ocorrência e, mais de um ano depois, ainda não foram totalmente restabelecidos. A Echoenergia é uma das empresas afetadas pela restrição.
Na visão do executivo, a resolução desse problema envolve diversas frentes, como a revisão pelo ONS dos critérios operativos das usinas, linhas de transmissão e limites de escoamento do Nordeste, com a devida transparência a esses critérios, a reforma da regulamentação de ressarcimento dos eventos de restrição pela ANEEL, entre outras.
"Caso a situação não seja resolvida, a tendência é se agravar. Como consequência, desperdiçaremos a oportunidade de construir um Brasil globalmente protagonista na agenda da transição energética", completa.
O evento - A 15ª edição do Brazil WindPower ocupará, pelo segundo ano seguido, mais de um pavilhão da São Paulo Expo com atrações em três arenas de conteúdo simultâneas, denominadas Onshore, Offshore e O&M.
Fale Conosco
21