Reuters
A petrolífera espanhola Repsol YPF anunciou nesta sexta-feira aumento de 22 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, que ficou em 934 milhões de euros (1,13 bilhão de dólares), superando previsão média de 884 milhões de euros feita por analistas.
O lucro líquido da Repsol nos primeiros nove meses de 2005 avançou 24 por cento, para 2,58 bilhões de euros. No mesmo período, o ganho operacional subiu 31 por cento, para 4,5 bilhões de euros, contra 3,44 bilhões obtidos de janeiro a setembro de 2004.
A Repsol informou que a produção do terceiro trimestre caiu para 1,16 bilhão de barris de petróleo equivalente por dia (boepd), montante 4,4 por cento menor que o registrado em igual intervalo do ano anterior.
A produção de gás teve declínio de 2,5 por cento, principalmente devido a inverno moderado na Argentina e fechamentos planejados de instalações para manutenção em Trindad.
Em nota, a Repsol declarou que a produção de gás na Bolívia e na Venezuela havia aumentado, assim como a produção de petróleo na Líbia.
A alta de 24 por cento no ganho líquido ajustado da Repsol se compara com média de avanços de 30 por cento na comparação anual registrados no terceiro trimeste por outras petrolíferas como a BP e a Exxon Mobil.
A Repsol não ganhou tanto com a escalada dos preços do petróleo porque sua produção é concentrada em áreas onde os há tetos para os preços e altos impostos.
As ações da Repsol fecharam a 25,23 euros na quinta-feira, dando a companhia valor de mercado de aproximadamente 30,5 bilhões de euros. Às 9h12 (horário de Brasília) desta sexta-feira, os papéis da empresa operavam em alta de 1,43 por cento.
Fale Conosco
22